Com a chegada das férias de fim de ano, recomenda-se uma atenção ainda maior com as revisões periódicas. Graças a elas, é possível manter em dia itens importantes para o perfeito funcionamento do automóvel. Sistema de freio, direção, motorização, iluminação, refrigeração, ventilação, desgaste e pressão dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas são apenas algumas das verificações realizadas nas revisões da rede autorizada Honda.

continua após a publicidade

Mesmo que o prazo para a revisão tenha sido excedido sem que o veículo tenha passado por uma verificação, o ideal é que o proprietário do automóvel cumpra a recomendação para que os itens possam ser vistoriados. Conferir a tabela de manutenção preventiva no manual do proprietário é o primeiro passo. Nela, o motorista encontrará os prazos para realizar as visitas à concessionária e, dessa forma, assegurar o bom funcionamento do automóvel e desfrutar as férias sem imprevistos.

Mas algumas inspeções simples, que podem ser feitas pelo próprio dono, identificando possíveis anomalias entre o intervalo das revisões.  Verificar o nível do óleo antes de sair de casa é uma regra a ser seguida. Para isso, basta puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô. Aconselha-se também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do pára-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento.

O sistema de iluminação é outro item a ser checado. Por isso, faróis, lanternas dianteiras e traseiras, luzes de freio, sinalizadoras de direção, de marcha à ré e da placa de licença devem ser inspecionados. A verificação do bom funcionamento do ar-condicionado também deve ser feita, já que o sistema é a maneira mais eficiente de desembaçar os vidros, além de proporcionar conforto aos ocupantes nesta época do ano, quando as temperaturas estão muito elevadas.

continua após a publicidade

Em trechos de serra, os pneus são mais exigidos em razão das constantes curvas, e precisam estar sempre calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver irregularidades, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo uma troca. Pneus e um sistema de freios em dia são fundamentais tanto para subir como para descer a serra. O acompanhamento do nível do fluído de freio e periódica inspeção das pastilhas auxiliam na preservação de todo o sistema de freio.

Outros pontos fundamentais que devem ser verificados são a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade da documentação e do extintor de incêndio.  A calibragem do estepe também deve ser checada.

continua após a publicidade