Nas férias, de importância à manutenção

ja762.jpgCom a chegada das férias de fim de ano, recomenda-se uma atenção ainda maior com as revisões periódicas. Graças a elas, é possível manter em dia itens importantes para o perfeito funcionamento do automóvel. Sistema de freio, direção, motorização, iluminação, refrigeração, ventilação, desgaste e pressão dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas são apenas algumas das verificações realizadas nas revisões da rede autorizada Honda.

Mesmo que o prazo para a revisão tenha sido excedido sem que o veículo tenha passado por uma verificação, o ideal é que o proprietário do automóvel cumpra a recomendação para que os itens possam ser vistoriados. Conferir a tabela de manutenção preventiva no manual do proprietário é o primeiro passo. Nela, o motorista encontrará os prazos para realizar as visitas à concessionária e, dessa forma, assegurar o bom funcionamento do automóvel e desfrutar as férias sem imprevistos.

Mas algumas inspeções simples, que podem ser feitas pelo próprio dono, identificando possíveis anomalias entre o intervalo das revisões.  Verificar o nível do óleo antes de sair de casa é uma regra a ser seguida. Para isso, basta puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô. Aconselha-se também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do pára-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento.

O sistema de iluminação é outro item a ser checado. Por isso, faróis, lanternas dianteiras e traseiras, luzes de freio, sinalizadoras de direção, de marcha à ré e da placa de licença devem ser inspecionados. A verificação do bom funcionamento do ar-condicionado também deve ser feita, já que o sistema é a maneira mais eficiente de desembaçar os vidros, além de proporcionar conforto aos ocupantes nesta época do ano, quando as temperaturas estão muito elevadas.

Em trechos de serra, os pneus são mais exigidos em razão das constantes curvas, e precisam estar sempre calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver irregularidades, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo uma troca. Pneus e um sistema de freios em dia são fundamentais tanto para subir como para descer a serra. O acompanhamento do nível do fluído de freio e periódica inspeção das pastilhas auxiliam na preservação de todo o sistema de freio.

Outros pontos fundamentais que devem ser verificados são a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade da documentação e do extintor de incêndio.  A calibragem do estepe também deve ser checada.

Voltar ao topo