Nacional Agrale conquista Prêmio iF Design Award

A nova família de caminhões 2012 da Agrale, única fabricante de veículos de capital 100% nacional e que completará 50 anos no próximo ano, acaba de conquistar o Prêmio iF Design Award pelo projeto de desenvolvimento da nova cabine. Concedido desde 1953, a premiação reúne, a cada ano, os principais especialistas em “design” de todo o mundo para reconhecer projetos dos produtos fabricados em todos os setores.

Este é o segundo prêmio de o projeto dos novos caminhões recebe em menos de dois meses. O outro foi o Prêmio Design MCB, do Museu da Casa Brasileira. A cerimônia de premiação do iF Design Award será realizada, em fevereiro de 2012, durante a semana de “design” de Munique e a exposição dos produtos vencedores acontecerá nas feiras de Hanover e Hamburgo, na Alemanha, e também na China.

Para Hugo Zattera, presidente da Agrale, a conquista é o resultado do trabalho, de mais de três anos, desenvolvido pelos engenheiros da empresa em parceria com a Questto|Nó, estúdio brasileiro de design e responsável pelo projeto da nova cabine que será utilizada nos caminhões da marca a partir de janeiro de 2012. “É motivo de muito orgulho receber, em parceira com a Questto|Nó este que é um dos mais importantes prêmios internacionais de design. Ele é o reconhecimento de nosso esforço, como empresa, por acreditar no talento nacional e investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior”, explica o executivo.

O projeto inovador da Agrale de produção da nova cabine tornou mais rápido e eficiente todo o processo de fabricação, e permite também que a montadora utilize uma mesma cabine para todos os seus modelos de caminhões. O componente, agora dividido em conjuntos e fabricado em seis partes e não mais em uma peça única, tornou ainda a compra de componentes mais simples e barata.

Uma das principais novidades da nova cabine dos caminhões Agrale está no processo de produção, que utiliza modernos conceitos para melhor aproveitamento das matérias-primas e maior produtividade. A empresa ampliou o uso de materiais recicláveis, tanto no exterior quanto nos revestimentos internos e priorizou a construção modular e a redução no número de componentes.

“Nossos trabalho, em parceria com estúdio Questto|Nó, produziu um veículo com um conceito inovador e de praticidade que proporciona ganhos para motoristas e frotistas. O resultado são caminhões que incorporam diversas inovações tecnológicas em um veículo bonito, confortável, seguro e sustentável”, afirma Zattera.

Voltar ao topo