Protetor de cárter
é produzido em Curitiba.

Lançado há menos de seis meses como equipamento original na linha Mitsubishi, o inédito protetor de cárter em termoplástico produzido pela MVC Componentes Plásticos passa a ser comercializado também como acessório em concessionárias autorizadas e distribuidoras de autopeças.

O sucesso do componente MVC, que registrou crescimento de 200% no volume fabricado em apenas dois meses, se deve à maior resistência a impactos e menos peso e custo de produção em relação ao atual, fabricado em aço.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o sucesso alcançado no fornecimento às montadoras fez a produção saltar de 4 mil unidades, em novembro passado, para mais de 12 mil protetores, em janeiro (previsão). Em 2003, a meta é fabricar mais de 100 mil protetores de cárter em termoplástico.

Os primeiros veículos equipados com o produto MVC foram o Mitsubishi Pajero TR4 e a picape L200, desde setembro do ano passado. No caso da Mitsubishi, a empresa possui uma linha exclusiva dentro da fábrica da montadora, em Catalão (GO). Desde novembro, a MVC vem trabalhando no lançamento do protetor de cárter como acessório para ser instalado em revendas autorizadas e lojas especializadas.

Inicialmente, o produto estará disponível para o modelos Volkswagen Gol, Parati e Voyage, Ford Fiesta e Ka, Fiat Palio e Uno, Chevrolet Celta e Corsa.

O sucesso e o rápido crescimento nas vendas deve-se às características inovadoras do produto, como baixo peso, flexibilidade e durabilidade maiores, além de excelente resistência a impactos. O termoplástico também é 100% reciclável.

Os protetores de cárter fabricados pela MVC são feitos em termoplástico composto pelo processo de Vacuum Forming. Diferente da injeção de plástico, utilizada na maioria das peças dos veículos atuais, esta tecnologia, que nos últimos anos apresentou grande evolução em termos de processo e qualidade de produto, reduz o tempo de desenvolvimento e propicia menor custo de ferramental.

Localizada no Distrito Industrial de Curitiba (PR), a MVC é uma empresa pertencente à Marcopolo S.A. e uma das líderes no desenvolvimento de peças plásticas. A companhia atende aos mercados automotivo, aeronáutico, ferroviário, e de telefonia.