Mulheres também freqüentam oficinas

Além de terem o poder de decisão na compra do carro da família, as mulheres também passaram a cuidar da manutenção do veículo. Pesquisa da Cinau – Central de Inteligência Automotiva do Grupo Oficina Brasil, realizada na Grande São Paulo, em dezembro de 2011, mostra que 40% do público que freqüenta as oficinas são mulheres.

Os cinco serviços mais executados são injeção eletrônica, sistema de freios, embreagem, suspensão e troca de óleo. A mudança de público, que visita as oficinas nos últimos anos, trouxe uma série de transformações nas revendas que passaram a contar com sala para recepção para os clientes com café, revistas e até internet, além de banheiro feminino, piso pintado de branco e outros detalhes que tornam o ambiente agradável aos olhos das consumidoras.

Muitas oficinas contam também com profissionais do sexo feminino no atendimento ao cliente. Preocupadas em manter o veículo em bom estado de uso para não correr o risco de quebras inesperadas, as mulheres procuram os mecânicos de confiança para cuidar do automóvel.

É importante que a motorista tenha noções básicas sobre o funcionamento do veículo para que fique atenta para alguns detalhes que interferem diretamente nas condições do veículo. Técnicos recomenda verificar o nível do óleo lubrificante do motor periodicamente e respeitar as trocas, seguindo o manual do fabricante.

Também é importante fazer a troca dos filtros de combustível, ar e cabine. A revisão do sistema gera durabilidade, economia de combustível, evita aumento do nível de emissão de poluentes e paradas inesperadas. Qualquer tipo de vazamento do líquido de arrefecimento ou se o reservatório estiver abaixo do nível mínimo há indícios de que o sistema está com problema e o motorista deve levar o veículo imediatamente a uma oficina de confiança. Não adianta repor a água no reservatório, porque além de não resolver pode agravar ainda mais a situação.

Em Curitiba, o Corujão Automóveis ministra mensalmente o MIM (Curso de Mecânica Inteligente para Mulheres), que já é sucesso entre as clientes da casa. “Sem dúvida que as mulheres ocupam uma grande fatia de nosso público e isso deve aumentar ainda mais”, afirma Antonio Carlos Altheim, Diretor do Grupo Corujão. “Fazer revisões periódicas em uma oficina de confiança, além de mais econômico, garante que o veículo esteja em boas condições de uso, o que é mais seguro para a motorista e ocupantes”, acrescenta Antonio Carlos.

Voltar ao topo