enkontra.com
Fechar busca

Automóveis

Mulheres da Volvo Car desenvolvem novo carro

  • Por Redação O Estado Do Paraná

Na Volvo Car Corporation, equipe formada inteiramente por mulheres, está desenvolvendo um novo carro conceitual, conhecido internamente por MCC (My Concept Car) que, numa tradução literal, quer dizer Meu Carro-Conceito. O produto acabado deve ser apresentado em 2004.

O grupo de consumidores que cresce mais rápido no mundo é o feminino, mais precisamente o das mulheres independentes, que possuem sua própria renda, ocupando altos cargos, e compram seu próprio carro. Se a Volvo Cars pretende passar de 400 mil carros vendidos anualmente no mundo para 600 mil, precisa atender as necessidades delas. Nesse sentido, a marca sueca já desenvolve estudos sobre o uso do cinto de segurança por mulheres grávidas e faz pesquisas com grupos de consumidoras, além de que 25% dos empregados nas fábricas são mulheres, o mais alto índice da indústria automobilística.

A idéia de criar um carro, no qual elas tomem as decisões de engenharia e projeto, foi iniciativa de algumas funcionárias da Volvo Cars. Em 2002, o conceito e os primeiros desenhos foram apresentados ao presidente e CEO Hans-Olov Olsson, assim como à equipe de gerência executiva da empresa, que gostaram da idéia.

No fim do ano, o projeto recebeu a aprovação e o trabalho no carro-conceito teve início. “Acreditamos que homens e mulheres têm prioridades diferentes. Esta é a razão pela qual as decisões referentes a este carro estão sendo tomadas por mulheres”, explicou Eva-Lisa Andersson do departamento de Desenvolvimento de Produtos. Este novo carro-conceito é um exemplo concreto de que cada vez mais mulheres altamente capacitadas estão preenchendo cargos importantes. Porém, a indústria automobilística é um ambiente tradicionalmente masculino. Cruzar antigas fronteiras nem sempre é fácil. “É claro que nos deparamos com obstáculos”, explicou Camilla Palmertz, do departamento de Desenvolvimento de Conceitos. As idéias envolvidas no projeto seguem novos rumos, mas mantêm o foco firme nas necessidades dos clientes. Como será o novo carro e quais serão seus novos acessórios e tecnologia? Estes são segredos guardados a sete chaves até 2004.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas