Mulheres compram 40% dos carros vendidos

A participação das mulheres como consumidoras de automóveis tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Hoje, elas respondem por 40% das compras – em 1980, eram responsáveis por apenas 18%. Se for acrescentada nesse volume a parcela que influencia a compra feita pelos homens, o percentual sobe para 70%.

Essas informações fazem parte de estudo do departamento de Planejamento e Programas de Marketing e CRM da Volkswagen, que periodicamente convida mulheres para participar de clínicas de novos produtos, onde elas opinam sobre “design”, cores e acabamentos interno e externo, e nome de um novo veículo.

O aumento da participação se deve principalmente ao crescimento da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, das 72 milhões de pessoas economicamente ativas, cerca de 32 milhões são do sexo feminino.

Na clínica do Polo, modelo recém-lançado no mercado brasileiro, as mulheres identificaram como itens importantes – e incorporados ao veículo de série – a regulagem de altura do banco do motorista, a regulagem do volante, o espelho de cortesia duplo, a facilidade de acesso ao compartimento do motor e a facilidade de organização e espaço gerada pelos sete porta-objetos espalhados pelo carro. Além, é claro, dos itens de conforto como direção hidráulica e ar-condicionado.

As razões de compra entre homens e mulheres são bem diferenciadas: enquanto os homens são mais emocionais, buscam alta performance e “design” diferenciado, as mulheres prezam pelo espaço interno, funcionalidade e segurança do veículo. O Gol, carro mais vendido no País, também é o favorito das mulheres entre todos os modelos vendidos, cerca de 40% das vendas do Gol são feitas para mulheres.

Outro aspecto que difere os dois públicos, mulheres e homens, é o cuidado no trânsito. Segundo dados do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), somente 3% dos acidentes em estradas federais são causados por mulheres. Na pesquisa Volkswagen foi constatado, também, que a mulher é mais preocupada com a conservação e manutenção do veículo. Elas costumam ler o manual do proprietário, fazer a manutenção periódica do veículos e atender as recomendações do fabricante.

Voltar ao topo