Motor de 170 cv equipa novo caminhão MB-1318

A DaimlerChrysler do Brasil estará lançando em janeiro de 2003 um novo caminhão eletrônico destinado ao transporte de cargas rápidas na distribuição urbana e nas curtas e médias distâncias rodoviárias.

É o médio M-Benz 1318 de cabina avançada com 13.500 quilos de peso bruto total a maior capacidade de carga em sua categoria, até 330 quilos a mais que a de seus concorrentes, e plataforma de carga também 5% maior. O novo caminhão 1318 admite diversas carroçarias como baús, carroceria aberta e furgão frigorífico, para suprir as necessidades de atacadistas e distribuidores que buscam veículos ágeis e transportadoras que operam no regime “just-in-time”.

Para quem transporta maiores cargas e volumes, o novo 1318 pode receber terceiro eixo montado pelos fabricantes de implementos e alcançar 21.300 quilos de peso bruto total. Também pode ser usado como tanques, básculas, caçamba de entulhos, plataforma de auto-socorro entre outros.

O motor eletrônico OM 904 LA que equipa o caminhão 1318 oferece potência de 170 cavalos e o maior torque entre os caminhões médios, 67 mkgf em faixa plana de 1.200 a 1.500 rotações por minuto. A caixa de mudanças é a M-Benz G60 produzida pela DaimlerChrysler em sua recém-inaugurada linha de câmbios em São Bernardo. Das seis marchas sincronizadas, as quatro primeiras têm sincronização dupla, o que suaviza o esforço nas trocas para frente e na marcha ré.

O sistema Top Brake mais freio motor é exclusivo da marca e está disponível de série no novo 1318, constituindo em diferencial na categoria dos caminhões médios. O Top Brake, pode funcionar isolado ou em conjunto com freio de serviço. O conforto da cabina é assegurado pelo espaço interno para motorista e dois acompanhantes.

O motorista encontra também na cabina do 1318 o cinto de segurança de três pontos, encosto de cabeça e revestimento nos três assentos em tecido mais pano couro. Os assentos são ergonômicos e reguláveis no assento e no encosto; e a posição de dirigir é agradável com o volante de direção bem posicionado e de boa empunhadura. Os pedais da embreagem e do acelerador possuem suavidade nos esforços de acionamento e estão em posição ergonômica.

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