Modelo mais vendido da Lamborghini será aposentado

O modelo de entrada e o mais vendido na história da Lamborghini irá se aposentar após dez anos de produção. O Gallardo fará sua despedida com o LP 570-4 Spyder Performante, que foi lançado em 2012 e deixou de ser produzido na semana passada.

Desenvolvido em parceria com a Audi (a marca italiana pertence ao Grupo Volkswagen desde 1998), o superesportivo foi lançado em 2003 durante as comemorações de 40 anos da fabricante e impressionou logo de cara pelo belo design e pelo desempenho do motor V10 de 5.0 litros. De lá pra cá, 14.022 unidades saíram da linha de montagem de Sant’Agata Bolognese, em Modena.

Em suas primeiras quatro décadas de existência, a Lamborghini tinha média de 200 veículos produzidos por ano. Com a chegada do Gallardo, este índice alcançou cerca de 2 mil unidades.

Confira na página algumas das mais de 30 versões produzidas do modelo, que será substituído pelo Cabrera — nome, por enquanto provisório, inspirado na raça de touros da qual derivaram a espécie Gallardo, da Espanha. Ele será equipado por uma evolução do V10 da marca e terá cerca de 600 cv.

LP 570-4 Squadra Corse

Apenas 50 privilegiados tiveram a oportunidade de adquirir a versão baseado na LP 570-4 Super Trofeo, sendo 15 dos EUA e 3 do Canadá nenhum do Brasil, oficialmente. A edição especial foi apresentada no Salão de Frankfurt deste ano (setembro) e se destaca pelo capô removível para fácil acesso ao motor, aerofólio em fibra de carbono e interior revestido em camurça sintética.

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Polizia Stradale

Em 2004, a Polícia Rodoviária italiana foi presenteada pela Lamborghini com duas unidades do Gallardo, devidamente personalizada com pintura especial e sirenes. Sua aplicação é voltada, principalmente, a operações especiais, que demandam um deslocamento mais rápido, como o transporte de órgãos para transplantes.

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LP 560-4 Spyder

Uma versão com teto retrátil da segunda geração do Gallardo surgiu em 2008 no Salão de Los Angeles (EUA). Trazia o novo motor 5.2 litros V10, de 560 cv (40 cv mais potente que a geração anterior), e era 20 quilos mais leve que o antecessor. O modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atingia a velocidade máxima de 324 km/h.

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FIA GT3 Championship

O Gallardo foi parar nas pistas de corrida em uma versão criada para participar no campeonato de carros de turismo GT3, da FIA. Embora tivesse recebido as modificações obrigatórias pela entidade para um desempenho pré-determinado, o modelo manteve o motor 5.0 V10 de 520 cv. Na GT3 brasileira, o carro foi campeão em 2007.

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LP 570-4 Spyder Performante

A conversível Spyder ficou ligeiramente mais forte nesta versão. A dieta à base de alum&ia,cute;nio e fibra de carbono retirou 65 kg de peso em relação ao LP 560-4 Spyder. A potência do V10 subiu para 570 cv e o tempo de 0 a 100 km/h caiu para 3,9 segundos. Em contrapartida, a velocidade máxima teve um pequeno decréscimo para 323 km/h.

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LP 550-2 Valentino Balboni

Esta série homenageia o mais antigo piloto de testes da Lamborghini. Lançada em 2009, foi limitada a 250 carros. Vinha com motor de 550 cv, pintura com detalhes exclusivos e placa com número de série. Oferecia somente tração traseira e câmbio manual de seis marchas (as demais versões contam com tração integral e transmissão robotizada).

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Superleggera

Estreou em 2007 no Salão de Genebra e tornou-se o modelo mais leve (Superleggera significa super leve em italiano) na linha da Lamborghini, graças a adoção de componentes em fibra de carbono. O 570-4 é equipado com motor V10 5.2, de 570 cv e 55,1 kgfm. Alcança 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s.

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Sesto Elemento

Exibido como conceito no Salão de Paris de 2010, o carro é feito quase todo em fibra de carbono e pesa somente 999 kg. Criado para andar apenas em circuitos, teve 20 unidades vendidas por 2 milhões euros cada (R$ 6,2 milhões). O bloco V10 de 5.2 l e 570 cv acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge 322 km/h.

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LP 570-4 Super Trofeo

Foi a grande estrela da marca no Salão de Frankfurt em 2011. Limitada em 150 unidades, a edição ganhou alterações para ficar 30 kg mais leve que o Gallardo Superleggera LP 570-4, apesar de usar o mesmo bloco 5.2 litros V10, de 570 cv. Apenas três vieram para Brasil ao preço, na época, de R$ 1,7 milhão.

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