Mitsubishi lança carro elétrico no Japão

Semana passada, em Tóquio, no Japão, foi apresentada publicamente a versão de produção do novo veículo elétrico da Mitsubishi Motors, batizado como i-MiEV.

O i-MiEV tem capacidade para transportar quatro passageiros e utiliza motores elétricos de alta potência alimentados por baterias de grande capacidade e tamanho compacto.

Elas também podem ser recarregadas em uma tomada doméstica comum. Dependendo da voltagem, uma recarga completa pode levar de sete a 14 horas. O modelo também usa um sistema de frenagem regenerativa para recarregar a energia.

De acordo com a montadora, a potência do i-MiEV é de 47kW, que são equivalentes a 63 cv; o torque é de 18,35 kgfm. A velocidade máxima é de 130 km/h.

Em seu habitáculo o motorista contará com um painel de instrumentos com mostradores que passam informações sobre o consumo e recuperação de energia, autonomia e carga restante.

Ele tem autonomia de 160 quilômetros e pode ter suas baterias recarregadas em totens instalados em vários pontos do país. Clientes selecionados pela marca terão a oportunidade de testar as primeiras 1.400 unidades do carro a partir de julho, dez meses antes da chegada oficial do modelo no mercado japonês.

No Japão o modelo será comercializado por 4.599 milhões de ienes (cerca de R$ 93 mil). Este valor é quase duas vezes mais caro do que outros modelos híbridos lançados no mercado pela Honda e pela Toyota.

Contudo, os compradores do i-MiEV terão direito a subsídios do governo e ao não pagamento de impostos dentro de um programa de incentivos do governo japonês para a compra de veículos ecológicos. Desta forma, ele poderá ser comprado por 3.209 milhões de ienes, 43% menos do que o preço original.

Voltar ao topo