Mini comemora seus 50 anos de produção

O primeiro Mini saiu da linha de produção da unidade de Cowley, agora chamada fábrica de Oxford, há 50 anos.

Antes da produção ter sido transferida para Longbridge, foram fabricados, em Cowley, 602. 817 Mini, entre 1959 e 1968.

Há exatamente meio século, saía da fábrica de Cowley, uma área industrial da cidade inglesa de Oxford, um Mini Minor branco de placas 621 AOK, que voltou sexta-feira passada (8 de maio, à usina para as comemorações.

De lá pra cá, mais de 6 milhões de MINI foram vendidos, inclusive os atuais Cooper. Em 1964, veio a versão esportiva, a Mini Cooper, que se tornou um símbolo na Inglaterra.

Em 2001, nas mãos da BMW, o MINI voltou atualizado, com mecânica moderna (chegou a ter motores brasileiros, feitos pela Tritec no Paraná, fábrica que hoje pertence à Fiat), mas mantendo o espírito do Cooper original.

Somente 45 anos após o seu lançamento, porém, que a marca chegou oficialmente ao Brasil. Para o site inglês AutoCar, Jürgen Hedrich, gerente da fábrica, disse que ninguém sabia o quanto o carrinho seria popular.

“É um dia memorável para a fábrica e para a história do carro. Todos aqui estão orgulhosos de fazer parte do passado e do futuro deste modelo”. Mas a festa oficial acontecerá no Autódromo de Silverstone entre os dias 22 e 24 de maio num palco que se chamará Mini United. Milhares de pessoas de todo o mundo são esperadas para a celebração.

Voltar ao topo