Meriva 1.8 Flexpower ficou mais versátil

O Chevrolet Meriva, que foi lançado no Brasil em agosto de 2002, quebrou vários paradigmas do segmento e estabeleceu novos parâmetros de vendas no mercado dos monovolumes com uma liderança e consistente.

Quebrando mais uma vez os padrões, o Chevrolet Meriva 1.8 2004 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a contar com este tipo de motorização.

Um dos grandes diferenciais do Meriva é a flexibilidade de uso, seja privilegiando o transporte de pessoas ou de carga. Unindo funcionalidade e praticidade, o modelo oferece um conceito inédito e tem, como um de seus destaques, o revolucionário conceito do sistema “FlexSpace”.

A opção desse sistema, em sua configuração completa, proporciona três lugares na traseira, que podem ser convertidos em dois lugares mais espaçosos, com o rebatimento do assento central.

Esta versátil utilização do espaço interno faz com que o Meriva, por uma opção de seu proprietário, se torne um confortável veículo de quatro lugares com espaço para pernas e ombros dos ocupantes equivalente ao de um automóvel sedã médio.

Líder do segmento

O Meriva foi desenvolvido em um esforço conjunto dos engenheiros e designers da General Motors no Brasil e da Opel na Alemanha. Na Europa, o Meriva é produzido na fábrica de Zaragoza (Espanha).

Aqui no Brasil, ele é produzido no Complexo Industrial Automotivo de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba (SP), na mesma linha de outros três modelos, o Corsa, o monovolume Zafira e a picape Montana.

Líder do mercado, o Chevrolet Meriva já emplacou, desde o seu lançamento em agosto de 2002, quase 25 mil unidades. Só neste ano já foram 17.010 unidades, tornando-se assim, o líder absoluto do segmento com uma participação de 27%.

No mês de outubro de 2003 o Meriva alcançou o seu recorde de vendas, com 2.029 unidades em todo território nacional.

Tecnologia Flexpower de série

A linha 2004 do Chevrolet Meriva conta agora com uma nova motorização, o Flexpower, o sistema eletrônico multicombustível, desenvolvido pela Delphi em parceria com a Powertrain e a engenharia da General Motors. Esta motorização foi lançada no último mês de junho com o Corsa e posteriormente adotada na nova picape Montana.

A motorização é baseada na consagrada família I da Chevrolet, com 1.8 litro de 8 válvulas SOHC – “single overhead camshaft” (cabeçote com um único comando de válvulas). A potência máxima varia de 109 cv com o uso exclusivo do álcool a 105 cv com gasolina, ambos a 5.400 rpm. O torque é de 18,2 mkgf (178 Nm) com o álcool e de 17,3 mkgf (170 Nm) com gasolina, a 3 mil rotações por minuto (rpm). A taxa de compressão é de 10,5:1.

O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.

O Chevrolet Meriva 1.8 Flexpower 2004 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool ou gasolina a velocidade máxima é de 178 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11s2 utilizando como combustível o álcool. Quando passamos para a gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 11s4.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem. Utilizando apenas gasolina o Chevrolet Meriva Flexpower percorre 10,0 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, com uma média de 12,2 km/l. A autonomia chega a 783 km. Quando abastecemos com álcool, o 1.8 Flexpower percorre 7,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, fazendo uma média de 8,6 km/l. A autonomia é de 546 km.

Transmissão

O Chevrolet Meriva 1.8 Flexpower 2004 está equipado com a transmissão F17WR-4 (Wide Ratio -Relação Longa), com acionamento por varão que utiliza um conceito de dispositivos de compensação que amortecem as vibrações provenientes do motor.

A versão 2004 utiliza uma relação 4,19:1, mais curta, o que propicia melhor aceleração. A transmissão utiliza para acionamento o sistema “coulisse” de direcionamento de engate das marchas, proporcionando maior conforto e precisão.

Desenho moderno

O Chevrolet Meriva 1.8 Flexpower 2004 é um veículo que oferece um visual moderno e agradável, diferenciando-se dos monovolumes existentes no mercado, com um estilo voltado principalmente para o público mais jovem.

O Meriva foi criado para permitir um design que propiciasse aos usuários o máximo de espaço interno possível. A base para esse sucesso e flexibilidade de espaço é uma distância entreeixos do veículo de 2.630 milímetros, quase 2 cm maior que a do Astra. Já o comprimento exterior, de 4.042 mm, é cerca de 6 cm menor que o do Astra. O entreeixos do Chevrolet Meriva 1.8 Flexpower é maior do que o do Renault Scénic.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna