ja532.jpgA grande estrela do estande da M-Benz no Salão de Genebra (Suíça), em março, será o Classe B. Baseado no protótipo Vision B Sports Tourer, mostrado no ano passado em Paris (França), o novo modelo, posicionado entre o Classe A e o sedã Classe C, tem o objetivo de inaugurar um ?novo segmento?. Isso porque, apesar de suas dimensões compactas, o Classe B tem interior com espaço semelhante ao de minivans e sedãs de luxo.

Seu estilo foi inspirado no conceitual Vision B, mas abandonou as linhas futuristas do protótipo para ficar mais semelhante ao Classe A. Visto de frente fica fácil confundir o novo modelo de seu irmão menor. Os faróis têm o mesmo formato de gota, mas a grade do radiador e a entrada de ar estão maiores. Também

o capô ficou mais baixo. A principal diferença está na parte lateral, uma vez que o Classe B é maior que o Classe A: são 4,27 metros ante 3,83 m do modelo de entrada da M-Benz. Na traseira, as linhas do novo carro são conservadoras, mas ainda assim chamam a atenção.

ja533.jpgA M-Benz incorporou à cabine o novo ?conceito sanduíche?, pelo qual o motor e o câmbio ficam posicionados em posição inclinada, metade na dianteira do carro e metade

no compartimento. Assim, além de garantir mais espaço interno, o recurso também aprimora a segurança. Outros itens de segurança de destaque são os ?airbags? para ocupantes da frente e de trás, faróis de xenônio direcionados (opcional), direção eletrônica e amortecedores seletivos (equipamento herdado do Classe A).

Os bancos traseiros podem ser removidos e, como opcional, a marca alemã também disponibiliza a possibilidade de remoção do assento do passageiro dianteiro. Com isso, a capacidade de carga do Classe B sobe de 544 litros para 2.245 litros. Entre os itens de série que garantem o conforto dos ocupantes, estão ar-condicionado, volante multifunção, apoio para os braços e acabamento de alumínio no console central e painéis das portas. A lista de opcionais inclui ar-condicionado automático e assentos dianteiros com ajustes elétricos, sistema de navegação por rádio e teto solar panorâmico.

Dentre a gama de motores previstos pela marca – quatro cilindros na sua maioria – há opções variando de 95 cv a 193 cv de potência, que podem ser completados por câmbio mecânico de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades. Data de estréia mundial: Salão de Genebra 2005.