Mercedes mostra detalhes do GLK

mercedesmostra100108.jpgReveladas as primeiras imagens e informações sobre o carro-conceito Vision GLK Freeside da M-Benz, que servirá de base para o novo utilitário esportivo da marca, o GLK. O protótipo será apresentado oficialmente no próximo dia 13, durante a abertura do Salão de Detroit para a imprensa especializada internacional.

Desenvolvido sobre a mesma plataforma da perua Classe C, o Vision GLK Freeside mede 4,51 metros de comprimento – a única medida divulgada pela Mercedes-Benz. Ou seja, ele é cerca de 30 centímetros maior que o Classe G e pouco mais curto que os jipões GL (5,08 m) e ML (4,78 m).

Entre os seus principais concorrentes estão o BMW X3 (4,57 m) e o Audi Q5, que deve chegar ainda este ano. O visual do protótipo é robusto. Na parte dianteira, chama a atenção a ampla grade frontal e o desenho recortado dos faróis. Nas laterais, os destaques ficam para a linha da cintura ascendente, que liga o recorte do pára-lama dianteiro ao contorno das lanternas, e as rodas de 20 polegadas. Na traseira de aparência comportada, as lanternas tem iluminação feita por ?leds? e o pára-choques traz saídas de escape e luzes auxiliares montados nas extremidades.

Motor de 2.2 litros, de quatro cilindros, a diesel, pertencente à nova geração de propulsores da família Bluetech, tecnologia que, segundo a montadora, é capaz de proporcionar menores níveis de consumo de combustível e emissões de poluentes sem perda de desempenho, equipa o Vision GLK Freeside. Esse motor é capaz de gerar 170 cv de potência e vem equipado com sistema de injeção direta de combustível de quarta geração e turbo de dois estágios. Outro destaque é a transmissão automática 7G-Tronic – inédita para um bloco de quatro cilindros -, com função seqüencial e hastes para trocas atrás do volante.

O interior do Vision GLK Freeside é revestido de couro branco nos bancos e tecidos sintéticos agradáveis ao toque na cor cinza escuro. Há ainda detalhes cromados no console central e nos puxadores das portas. Os encostos de cabeça dos assentos dianteiros contam com monitores de DVD e o ar-condicionado com três zonas de climatização independentes.

A carroceria é pintada na cor branca perolizada. O utilitário-conceito vem equipado ainda com Agility Control, dispositivo que ajusta automaticamente a suspensão e os amortecedores de acordo com a superfície do piso. Vários ?airbags? espalhados pelo interior do habitáculo (frontais, laterais, de janelas e joelho para o motorista), mostram a atenção especial dos engenheiros da montadora quanto a segurança.

De acordo com a M-Benz, a versão de produção do GLK será lançada no mercado europeu em setembro e deve desembarcar nos EUA e na China a partir de janeiro de 2009.

Voltar ao topo