O novo Mercedes-Benz SLR McLaren (foto), que fará sua estréia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro, revive a gloriosa tradição do SLR e marca uma nova era para os superesportivos da marca. O modelo mistura os elementos estilísticos do SLR original da década de 50 e detalhes do projeto dos carros de corrida de Fórmula 1 da equipe McLaren Mercedes de 2003.
Um exemplo da transferência de conhecimento da F-1 para o desenvolvimento de automóveis esportivos é a produção em série de sofisticados materiais compostos com fibra de carbono na construção do chassi e da carroceria. Isso permite ao novo MB SLR McLaren ostentar um nível de rigidez e força nunca antes alcançado em veículos de passeio. Igualmente exemplar é o nível de proteção dos ocupantes: estruturas de impacto de carbono especialmente desenvolvidas ajudam o superesportivo a estabelecer novos padrões em sua classe de veículo em termos de absorção de energia.
Os freios de alto desempenho também são feitos de um novo e inovador material composto. Cerâmica reforçada com fibras se destacam por uma resistência extremamente alta ao calor, maior força estrutural e longa vida útil. Embaixo do capô do novo SLR esconde-se um motor V8 desenvolvido pela Mercedes-AMG e caracterizado por avançada tecnologia de superalimentação, que desenvolve expressivo torque e potência.


