Melhorias nas BMW off-roads, mas continuam fiel ao design

O senso comum diz para não se mexer no que está perfeito. Entretanto, a BMW provou que essa premissa não passa de um tabu e apresentou na semana passada a evolução de dois dos seus modelos mais aclamados. A F 650 GS agora mais próxima de sua irmã maior, passando a se chamar F 700 GS e a F 800 GS ganharam melhorias no visual e itens de eletrônica embarcada para melhorar a ciclística tanto no asfalto como em pisos irregulares.

Esteticamente pouca coisa mudou. A F 800 GS segue fiel ao design que a transformou em ícone off-road, no entanto, a carenagem lateral ganhou aletas menores, porém posicionadas mais abaixo e com ângulos mais incisivos. Já as entradas de ar frontais subiram alguns centímetros e agora estão a uma distância menor do parabrisa.

As aletas que protegem o radiador também estão diferentes e perderam o visual quadrado para adotar vincos triangulares que deixaram a moto bem mais agressiva. Os grafismos também foram deslocados para essa área e estão maiores, uma vez que não precisam mais ficar espremidos abaixo da linha do parabrisa.

O “bico” e a rabeta receberam alterações ainda mais sutis. Enquanto o primeiro teve a “capa protetora” em preto fosco que ficava apenas na ponta estendida até o parabrisa, a segunda traz apenas os piscas traseiros menores e com lentes brancas como diferencial. A BMW também investiu em novas cores. A F 800 GS estará disponível agora em azul, branco e em uma mescla de preto com cobre.

Divulgação/Bmw

Mais tecnologia

A nova versão da F 800 GS conserva o mesmo motor de sua versão anterior, um bicilíndrico paralelo de 798 cm3 refrigerado a líquido, capaz de gerar 85 cv de potência a 7.500 rpm e 8,4 kgfm de torque máximo a 5.750 rpm. Entretanto, a trail agora conta com outros benefícios eletrônicos, como o Controle Automático de Estabilidade (ASC) e o Ajuste Eletrônico da Suspensão (ESA), disponibilizados pela BMW como opcionais e que complementam os freios ABS, oferecidos como equipamento de série.

O sistema ESA permite o ajuste da pré-carga na mola da suspensão traseira apenas com o apertar de um botão. Ao todo, são três opções de posição: “Comfort”, “Normal” e “Sport”, cada uma correspondente ao estilo de pilotagem que o piloto irá preferir em um determinado caminho. A BMW Motorrad não mencionou nenhuma alteração no curso, então tudo leva a crer que a F 800 GS conserva os mesmos 215 mm na suspensão traseira e 230 mm na dianteira, que também permanece invertida (upside-down). Mas a marca bávara irá disponibilizar também um kit de suspensão mais curto e um assento mais baixo como opcionais.

Já o Controle Automático de Estabilidade nada mais é do que o controle de tração. O conjunto regula eletronicamente o torque gerado pela roda traseira para impedir derrapagens e perdas de tração, que podem ser especialmente desagradáveis em terrenos com pouca aderência, nos quais a F 800 GS é especialista. Com os novos equipamentos, a moto engordou um pouco e sai dos 207 para 214 kg em ordem de marcha.

Por aqui

Assim como acontece com os modelos G 650 GS, G 650 GS Sertão e F 800 R, a F 800 GS é montada por meio do processo CKD dentro da fábrica da Dafra, em Manaus (AM). Desta forma, pode-se afirmar que é apenas uma questão de tempo até o modelo atualizado chegar ao mercado nacional. No Brasil, a trail da BMW é vendida nas cores cinza, preta (Triple Black) e no esquema com as cores azul, branco e preto, que leva o nome de Trophy. Os preços variam entre R$ 42.900 e R$ 43.900, sendo a cinza a mais em conta e a versão tricolor a mais cara.

Radical

Mudanças radicais mesmo ficaram por conta da BMW F 700 GS, modelo que chegou a ser vendido no Brasil em sua versão anterior até 2010. As diferenças, ,aliás, começam já na sua nomenclatura, que assume o motor de 798 cm3 o mesmo da F 800 GS, porém amansado e deixa a tímida alcunha de F 650 GS para trás.

Além do nome, a F 700 GS passa a contar com todas as inovações eletrônicas da sua irmã maior com a adição dos freios com disco duplo na roda dianteira e ABS de série, que não estavam disponíveis em suas versões anteriores. As medidas, entretanto, permanecem as mesmas e os discos mantém o diâmetro de 300 mm na roda dianteira e 265 na traseira. Mesmo conjunto que equipa a F 800 GS.

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