Maybach Exelero: 700 cv

ja991.jpgUm Maybach superpotente batizado de Exelero foi apresentado ao mundo pela primeira vez em Berlim, na Alemanha. Ele lembra o batmóvel, porém, bem mais moderno. Um supercarro que nasce entre a parceria de duas empresas centenárias: a Maybach (do Grupo DaimlerChrysler) e a Fulda Reifenwerk, fabricante de pneus. E que pode não passar da fase de protótipo, feito para desenvolver uma nova geração de compostos de alto desempenho.

Esse é o Maybach Exelero Fulda Concept, de linhas elegantes com toques de nostalgia e potência de sobra. Na verdade, sob o capô está instalada verdadeira usina de força, desenvolvida pela Mercedes-Benz e que é capaz de gerar 700 cavalos, extraídos de um V12 5.9 litros. A produção do modelo ficou por conta do fabricante alemão Fulda Reifenwerke, acostumado a fabricar automóveis de luxo.

ja993.jpgA equipe de engenharia foi chefiada por Juergen Weissinger, que foi encarregado de montar a bateria e girar a chave de ignição para o primeiro teste em pista. Antes disso, exaustivo trabalho de preparação e montagem envolveu uma equipe que incluiu dois professores e quatro estudantes da escola técnica especializada em veículos de transporte Pforzheim.

Materiais nobres, como fibra de carbono, couro legítimo, ?neopreme? e alumínio foram empregados no projeto. Tudo com o objetivo de beirar a perfeição. Esse enorme modelo conceitual mede 5,89 metros de comprimento por 2,14 de largura, 1,39 m de altura e nada menos que 3,39 m de entreeixos.

ja992.jpgSeu motor V12, biturbo, partiu de 5.6 litros de cilindrada, até chegar nos 5.9 definitivos. Além dos 700 cv de potência, foram atingidos brutais 102,5 kgfm de torque a apenas 2.500 rpm. Segundo a Maybach, o protótipo atingiu velocidade máxima de 351,45 km/h em testes realizados em Berlim (Alemanha), equipado com pneus de medida 315/25 ZR 23. Isso mesmo, feito para rodas de aro 23, perfil ultrabaixo e capazes de rodar acima de 350 km/h. Um avião.

Apenas a título de curiosidade, a relação peso-potência fica em meros 3,8 kg/cv, apesar de o carro pesar 2.660 kg, isso se levando em conta o tanque de 110 litros cheio de gasolina. Para comemorar os 100 anos da Fulda Reifen, nenhum presente seria melhor do que esse protótipo de tirar o fôlego. Segundo a marca alemã, não há planos de produzi-lo em série.

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