Marcopolo produzirá ônibus na Índia

marcopolo310108.jpgOs dois primeiros modelos de ônibus a serem produzidos na Índia pela Tata Marcopolo Motors Limited, ?joint venture? entre a Marcopolo e a Tata Motors, foram apresentados na Auto Expo 2008, principal evento automotivo realizado em janeiro, em Nova Delhi, na Índia. Os veículos Starbus e o Starbus LE (Low Entry) foram expostos ao lado de outros 15 novos modelos de automóveis, utilitários e caminhões, entre os quais o Tata Nano, o carro mais barato do mundo, com um preço sugerido de 2.500 dólares.

No segundo semestre, entrará em operação a segunda unidade fabril que está sendo construída em Dharwad e terá capacidade para fabricação de 25 mil veículos/ano, onde será iniciada a produção do microônibus Starbus. Produzido na primeira fábrica da ?joint venture? localizada na cidade de Lucknow, o Starbus LE está sendo comercializado na Índia e as primeiras 100 unidades de um total de 525 para o novo sistema de transporte coletivo da cidade de Nova Delhi serão entregues em meados de fevereiro.

O Starbus e o Starbus LE são os primeiros modelos desenvolvidos pela parceria entre a Marcopolo e a Tata Motors. Os veículos possuem chassi Tata e as carrocerias foram projetadas pelos engenheiros da fabricante brasileira, de acordo com as características do mercado local. O Starbus LE possui piso baixo e ar-condicionado e foi desenvolvido para atender ao BRTS (Sistema de Trânsito Rápido de Ônibus) de Nova Delhi.

Seu piso, com apenas 380 mm de altura em relação ao solo, e as portas largas possibilitam maior rapidez e facilidade nas operações de entrada e saída, reduzindo o tempo das paradas, encurtando a duração total da viagem e aumentando a eficiência do serviço. O veículo possui sinais sonoros para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança, portas com controle pneumático que impede a partida enquanto abertas, rampa manual para portadores de necessidades especiais e um sistema sonoro que informa o destino e a estação de parada.

O microônibus Starbus tem capacidade para transportar 28 passageiros sentados. O modelo possui menores níveis de ruído, vibração e desconforto (NVH) da categoria e é o primeiro na Índia a oferecer um padrão superior de conforto para o passageiro, com grande espaço interno e maior capacidade para bagagens. Outros itens de segurança e conveniência são a porta com acionamento pneumático, controlada pelo motorista, e o piso antiderrapante. O veículo será o primeiro que atende as especificações da nova legislação que entrará em vigor na Índia. 

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