Modelo mais vendido do Brasil nos últimos 25 anos, o Volkswagen Gol passou recentemente pela sexta revitalização visual e de conteúdo em 32 anos de existência. Com números de vendas expressivos, o hatch com 32.634 unidades emplacadas em agosto, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), continua liderando o ranking dos mais vendidos. Mas até quando o carro da Volkswagen vai manter seu reinado ainda é uma incógnita.

O HB20 e Etios, os mais novos integrantes do segmento, vão seguir caminhos diferentes para conquistar seus consumidores. Enquanto o modelo da Toyota aposta no amplo espaço interno, lista de itens de série mais enxuta e acabamento interno com refinamento limitado, o hatch da Hyundai confia no design mais arrojado e generosa lista de itens de série. Os dois carros, na opinião de Milad Kalume Neto, gerente de Atendimento da consultoria automotiva JATO Dynamics do Brasil, serão bem aceitos pelo brasileiro. Um dos motivos é o fato de Hyundai e Toyota terem se popularizado como marcas provenientes de segmentos superiores (como sedãs e SUVs) que agora lançam seus primeiros produtos em uma categoria inferior.

Confira o que oferecem as versões mais básicas do Gol, HB20 e Etios.

Hyundai HB20

Em sua versão Comfort, o HB20 conta com motor 1.0 de 75 (g) e 80 cavalos (e). Linhas modernas e esportivas marcam o visual do carro, que mede 3,9 m de comprimento e 2,5 m de entre-eixos. Sua lista de equipamentos de série é extensa, a começar pela direção hidráulica, ar-condicionado, airbag frontal duplo, computador de bordo, bolsas porta-revistas, gaveta sob o banco do motorista, console central com porta-objetos e porta-garrafas, ajuste da altura do banco do motorista, espelho cortesia para passageiro e motorista, spoiler e preparação de som. Freios com ABS só aparecem na versão 1.0 Comfort Style. O porta-malas tem capacidade de 300 litros. Como opcional para esta versão, a marca divulga apenas o Áudio Hyundai com comandos de áudio no volante ao preço de R$ 995. A garantia oferecida pela Hyundai é de cinco anos e o carro terá uma rede exclusiva com 150 pontos até 10 de outubro. Preço: a partir de R$ 31.995.

Novo VW Gol

A linha 2013 trouxe o motor 1.0 TEC, que rende 72 cv (gasolina) e 76 cavalos (etanol). O carro mede 3,8 de comprimento e 2,4 m de entre-eixos. O visual ganhou a nova identidade mundial da marca. De série, o Gol oferece conta-giros, abertura elétrica do porta-malas, tomada 12 volts, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros elétricos, limpador, lavador e desembaçador traseiro. A VW oferece pacotes opcionais de aparência, climatização, funcionais, segurança e de tecnologia. No quesito segurança o airbag mais o ABS custa R$ 1.550. Direção hidráulica também é oferecida por R$ 1.060. A capacidade do porta-malas é de 285 litros. A sua vantagem em relação aos concorrentes é o número de concessionárias VW espalhadas pelo país (619). A garantia é de três anos. Preço: a partir de R$ 27.990.

Toyota Etios

O hatch da Toyota oferece motor 1.3, que rende 84 cavalos, quando abastecido com gasolina e 90 cv, com etanol. O visual é o mesmo do carro que já é vendido na Índia, bem como a localização do quadro de instrumentos no meio do painel. A versão de entrada oferece de série airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas. Direção elétrica e freios ABS aparecem apenas na versão logo acima, a X. O hatch mede 3,78 de comprimento e 2,46 de entre-eixos. O porta-malas é de 270 litros. A Toyota oferece três anos de garantia e divulga que, até 60 mil quilômetros, o gasto com revisões do carro em sua rede de concessionárias somará R$ 1.635. Preço: começa em R$ 29.990.