Maior salão de todos os tempos

Mais uma vez o Jornal do Automóvel se fez presente no maior acontecimento da indústria automobilística no Brasil e na América Latina, e um dos principais do mundo: a 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel 2008.

Isto porque a partir dessa edição, o evento passou a fazer parte do calendário oficial de eventos automotivos mundiais da OICA (Organização Internacional da Indústria Automobilística), que coordena os principais “motor shows” internacionais do mundo. Espalhados pelos 80 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, aproximadamente 200 expositores mostraram perto de 500 diferentes veículos entre modelos nacionais e importados. Um verdadeiro show de tecnologia e novidades.

Na oportunidade o público teve oportunidade de ver de perto os frutos de uma indústria que hoje é a sétima maior do mundo e que abriga o oitavo mercado mundial de automóveis.

Atrações

A GM levou para o Salão toda sua linha de produtos, desde o carro de entrada Celta até o recém lançado Captiva Sport. Um de seus destaque foi o GPix, carro-conceito desenvolvido para os mercados emergentes.

Celebrando a era dos veículos clássicos com a funcionalidade, conforto e segurança dos carros modernos, o PT Cruiser no estande da Chrysler mostrou “quanto o antigo é moderno”.

A Citroen aproveitou o evento para fazer a “avant-premiére” do C4 Hatch 2.0 16V Exclusive Flex. Mostrou ainda o C3 XTR, o Citroen “on-road” e o novo C3 1.6i 16V, compacto Premium automático.

Líder de vendas no mercado brasileiro, a Fiat destacou no Línea a combinação de tecnologia e requinte, ideal para quem não abre mão de conforto e sofisticação. Exibiu ainda, o Palio Adventure Locker, o Strada Adventure Locker, o Doblò Adventure Locker, o Siena Tetrafuel (mais versátil é impossível) e o Stilo Sporting Dualogic.

Acreditando que uma atitude inovadora pode fazer a diferença, a Ford Brasil mostrou o DNA do seu design por intermédio do Novo Ford Focus e do Ford Edge. Apresentou ainda o novo EcoSport, o Fusion, o novo Ka, Fiesta Trail, Fiesta, Ranger e o Ford F-250. Na Honda a estrela foi o novo Fit, o lançamento mais esperado do ano. Seguido do New Civic, Civic Si, Honda Accord e Honda CRV.

As minivans Livina e Grand Livina foram as atrações da Nissan. A Peugeot, além de sua linha de veículos mostrou o Peugeot 908, desenvolvido para marcar a volta da marca à Le Man Series. Na Renault, um dos destaques foi o Sandero Stepway, carro de perfil urbano, esportivo e sofisticado.

A Toyota além de sua tradicional linha de veículos (Corolla, Hilux, SW4, RAV 4 e Camry, exibiu o Rin, um carro conceito criado para zelar pela saúde e bem estar dos ocupantes.

Além do novo Voyage, a Volkswagen mostrou ainda: o Novo Gol, o Pólo BlueMotion, o Fox, o CrossFox, o SpaceFox, o Pólo GT, o Tiguan, o Eos, o New Beetle e a primeira picape média projetada pela montadora.

Referência mundial em segurança, a Volvo levou para o Salão de 2008 o Crossover XC60, o hatchback compacto C30 e o novo XC70. Estas foram as atrações do Salão que marcou a entrada do evento no calendário de eventos automotivos mundiais da OICA (Organização Internacional da Indústria Automobilística).

Voltar ao topo