M-Benz Classe R: minivan e utilitário esportivo

ja91.jpgO protótipo foi apresentado no Salão de Paris do ano passado. Pouca gente ouviu falar do Classe R. Mas esta é a grande novidade que a montadora alemã M-Benz está apresentando no New York International Auto Show, que estará aberto ao público até 3 de abril, na ?Big Apple?, Estados Unidos.

Inspirado no ?concept? Vision R, o novo modelo é u?a mistura entre um SUV e um MPV, considerado de muita versatilidade além de performance ?atlética?. É, na verdade, um modelo único que conta em sua pele com o sangue alemão da marca de Frankfurt. Está entre um monovolume e um todo terreno.

Desenvolvido pelo conceito três Ds (dimensão, ?design? e dinamismo) o Classe R tem a chegada prevista para o outono de 2005 na América do Norte. Mesmo período em que o veículo estará sendo apresentado ao público europeu no Salão de Frankfurt com previsão de início de comercialização para o ano de 2006.

ja92.jpgCom comprimento total de 5,16 metros, o Classe R tem capacidade para seis ocupantes contando com muito conforto interno, luxo, tração total e uma gama de três motores. O volume de máximo de carga do seu porta-malas, com os bancos da última fila rebatidos é de 2.057 litros.

Os três motores que podem equipar Classe R, são utilizados em outros modelos M-Benz. Dois são a gasolina: o R350 tem seis cilindros em V de 272 cv e o R500 um oito cilindros em V de 306 cv de potência. A velocidade máxima (que não está limitada eletronicamente) é de 230 e 240 km e aceleram de 0 a 100 km/h em 8,3 e 6,9 segundos respectivamente. A versão R320 CDI utiliza motor diesel de seis cilindros em ?V?, de 223 cv e 510 Nm. O consumo médio desta versão é de 8,9 litros a cada 100 km.

Todas as versões são equipadas com caixa de câmbio de 7 marchas (7G-Tronic), com ?Direct Select? que é como a Mercedes chama a alavanca de câmbio, com controle eletrônico, na coluna de direção, com botões no volante para troca de marchas.

Outro ponto importante fica por conta de sistema inovador (batizado de Easy-Pack) instalado no porta-malas, que permite a movimentação do assoalho do bagageiro eletronicamente, por meio de controle remoto, para facilitar a carga e descarga. Outra característica interessante está no sistema de ar-condicionado, que pode ser regulado de maneira independente tanto na frente quanto para os passageiros de trás.

Voltar ao topo