Lugar de areia é na praia e bem longe do seu carro

seguranca310108.jpgEngana-se quem pensa que a revisão do carro deve ser feita apenas antes das férias. A volta da viagem, principalmente do litoral, exige cuidado redobrado com o veículo. Maresia, chuva e areia podem ser a combinação perfeita para fazer o carro parar de funcionar.

De acordo com o consultor técnico da concessionária Copava Veículos, revendedora Volkswagen, Luciano Ferreira da Silva, o primeiro passo é fazer uma limpeza completa no veículo, tanto na carroceria quanto na parte interna. ?Na hora de lavar o carro é necessário tomar cuidado para que os grãos de areia não risquem a lataria. Na praia muitas pessoas entram molhadas, por isso lavar os assentos e secá-los é primordial para manter sua vida útil e não estragar a espuma e o tecido?, conta Luciano. Na revisão de volta as férias da Copava é oferecido o serviço de higienização interna, onde o carro é todo desmontado por dentro e os bancos são retirados para que a limpeza seja completa.

Lavar o motor também é essencial. Mas o serviço precisa ser feito por profissionais. ?Uma lavagem mal feita pode estragar o motor, pois a água pode penetrar nos conectores e queimar o sistema de ignição ou módulo de injeção?, disse Luciano, lembrando que a fiação elétrica também deve ser checada, pois a maresia pode oxidar a bateria e os conectores do sistema de injeção, causando falhas no motor.

Outro problema comum do carro que ?passa as férias? no litoral está na bateria e no alternador, responsáveis por produzir eletricidade e fazer o carro funcionar. ?Se chover na praia o problema agrava, pois se a água e a areia atingirem a bateria, o alternador e outras peças do motor elas podem contaminar estes componentes e fazer com que o veículo nem mesmo dê partida?, explica Luciano.

Na Copava, a revisão de volta das férias também inclui a checagem aos filtros de ar e de cabine. Vale lembrar que estes componentes não podem ser limpados. Devem ser trocados. O filtro de ar protege o motor das impurezas externas, como a areia que é comum se acumular depois de vários dias no litoral. Para os carros com ar-condicionado, a limpeza do filtro de cabine não irá proteger apenas o veículo, mas também a saúde dos ocupantes. Se estiver entupido ele diminui a ventilação e permite a entrada de fuligem no interior do veículo. Na Copava, além de trocar o filtro de cabine é passado um líquido, que vira vapor, no interior do carro. Esse vapor entra por todo o veículo, retirando os resíduos que saíram do filtro e se espalharam. ?Fazer uma revisão completa no carro depois das férias é essencial para a estética do veículo e para garantir sua vida útil. É um investimento que não custa caro e que pode evitar um grande prejuízo?, finaliza o consultor técnico da oficina da Copava.

Voltar ao topo