Lúcio dos Santos Lima: o recuperador de supermotos

Nascido e criado no interior do Paraná, o jovem paranavaiense Lúcio dos Santos Lima, 24 anos, nunca pensou que um dia trocaria o roçado e a lida com bois pela arte de recuperar motocicletas superesportivas. Há cinco anos em Curitiba, Lúcio se transformou numa espécie de santo para os proprietários de motos importadas que sofreram algum tipo de acidente e precisam consertá-las.

O milagre que Lúcio faz está nos resultados produzidos em seu trabalho e pela equipe de pintura da loja Star Racing, localizada na Rua João Negrão, no bairro Rebouças, em Curitiba. De arranhões provocados por queda com moto parada até violentos impactos a 200 km/h, segundo Lúcio, é possível recuperar carenagens desde que não tenham sido perdidas pelo caminho 70% das partes originais.

Melhor explicando: se está faltando um pedaço de até 30% de um pára-lama ou carenagem lateral na sua moto talvez não seja preciso comprar peças novas, basta recuperá-las. Um trabalho que começa com a remoção da tinta original e passa por soldas, lixamentos, acabamentos, pinturas, secagens e polimento.

É na criatividade e na técnica de moldar plásticos que Lúcio tem mais se destacado. “Fazemos de tudo para que o cliente não tenha que desembolsar dinheiro numa peça nova”, diz Lúcio. O surgimento de clientes de todo o Paraná e de cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul já comprova que “o santo da casa” tem feito milagre.

O último feito de Lúcio foi ter combinado três pedaços de uma carenagem de uma moto importada 750 cc numa peça única, conseguindo um resultado idêntico ao original. Outro desafio foi recuperar um chassi de uma 900cc que havia se partido em oito partes. “Faço gosto em provar para colegas pintores que quase sempre é possível recuperar as peças ao invés de comprar novas”, afirma.

O sucesso da recuperação das peças pode ser explicado pelo alto custo dos materiais que consegue reconstruir. Por exemplo, uma carenagem como a da moto 750cc que ele consertou custa a bagatela de R$ 2,5 mil – esse preço é de um lado apenas. Vale ressaltar que existem motos importadas cuja carenagem completa chega a custar aproximadamente R$ 8 mil. No entanto, os preços cobrados pela recuperação total das motos atingem menos de 20% do valor das peças originais. Isso se houver peças novas disponíveis no mercado. “Melhor rezar para o Lúcio dar um jeito”, brinca um cliente.

Voltar ao topo