Land Rover lança o Freelander em outubro

A Land Rover passa a comercializar no Brasil, a partir de outubro, a versão 2003 da linha Freelander, utilitário-esportivo de médio porte que lidera as vendas da marca em todo o mundo, com 55% de participação.

Inicialmente, a montadora vai comercializar a versão de cinco portas, com motor à gasolina, rodas de aro 17 e sistema de som Harman Kardam. O modelo 2004, que será apresentado oficialmente em setembro, no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha, deverá chegar ao nosso País somente no segundo semestre do próximo ano.

Primeiro modelo da Land Rover a ser fabricado em carroceria unitária (monobloco) com subchassis – estrutura que mais tarde seria aplicada no Novo Range Rover -, o Freelander alia peso reduzido com excepcionais níveis de rigidez. Além disso, é o primeiro modelo da marca a contar com peças de plástico de engenharia na estrutura dos painéis da carroceria.

O ângulo de inclinação do pára-brisa, por exemplo, com aparência enviesada e curvilínea, resulta em desenho mais suave e arredondado.

Assim como as linhas Defender, Discovery e Range Rover, o Freelander dispõe de tração 4×4 permanente. O recurso de controle eletrônico de tração nas quatro rodas garante maior estabilidade e aderência e permite que seja eventualmente utilizado em terrenos irregulares.

O modelo é equipado com motor V6 2.5, de 24 válvulas e 176 cv, e duas opções em transmissão: a prática caixa de transmissão automática Steptronic, de cinco velocidades, e o preciso câmbio convencional de troca manual de marchas.

A transmissão Steptronic traz como vantagem a mudança de manual para automática e a função “esporte”, por exemplo, pode ser acionada em estradas de boa condução para obter uma melhor aceleração e respostas mais rápidas.

O painel eletrônico informa automaticamente a marcha que está em uso. O modelo dispõe ainda de freios ABS nas quatro rodas, princípio utilizado pioneiramente pela empresa, em 1990, na linha Range Rover.

Voltar ao topo