O Ypsilon divide plataforma com o Fiat Grande Punto, mas tem estilo diferente e mais sofisticado. Segundo a montadora, sua dianteira, evidenciada pela grade do radiador larga, passa a ser a nova identidade da marca. Na parte traseira, chamam a atenção as lanternas verticais, que invadem as laterais do carro. Os pára-choques e os faróis de neblina têm aspectos distintos e na parte superior dos pára-choques existe agora uma pequena entrada de ar.
Destaca-se em seu interior um acabamento esmerado, que dá uma positiva sensação de qualidade e luxo que não é freqüentes em outros carros de seu tamanho.
O Lancia Ypsilon será comercializado somente com carroçaria de três portas. Tem uma posição ao volante elevada, quase como o de monovolumes de seu tamanho. Conta com quatro opções de motorização: 1.4 8V, de 77 cavalos e 1.4 16V, de 95 cv na linha a gasolina, e mais dois propulsores 1.3 a diesel, que geram 75 cv e 90 cv. Ao motor pode ser acoplada uma caixa de câmbio de 6 velocidades ou uma caixa automática.