Lancer EVO VIII: dos ralis para as ruas

Para conquistar o público consumidor que gosta de automóveis esportivos, a montadora japonesa apresentou o novo Lancer Evolution VIII. A oitava versão deste mito automotivo (adequada para estrada e uso urbano), chegou aos EUA para manter viva a aura dos esportivos da Mitsubishi. O carro é praticamente igual ao que vinha disputando o WRC, mas com todos os confortos de um veículo urbano e sem os equipamentos de competição.

Pouca ousadia

Por fora as linhas básicas do Lancer permanecem as mesmas. Embora adotando “design” mais contemporâneo, de linhas vincadas e robustas, a carroceria mais rígida e de aerodinâmica melhorada não chega a impressionar. O carro ficou menos formal, com enormes entradas de ar no capô e novos faróis.

Esperava-se mais ousadia em seu estilo. Na traseira, com novas lanternas, está fixado “spoiler” gigante em fibra de carbono e plástico. As belas rodas esportivas de 17 polegadas recebem os exclusivos pneus 235/45ZR17. Por dentro o EVO VIII mantém a esportividade constatada do lado de fora. Os bancos Recaro acompanham o padrão do painel de instrumentos, e o volante de três aros é da italiana Momo. O conta-giros foi instalado no centro do painel.

Potência limitada

No Japão, os veículos de produção em série não podem ultrapassar a 280 cv, o que obriga os fabricantes a criarem condições para que os carros fiquem mais rápidos, sem alterar a potência máxima. Assim, o Lancer EVO VIII tem motor de 2,0 litros, 16 válvulas e turbocompressor, que equipa o carro desde o seu lançamento em 1992, que hoje possui 280 cv a 6.500 rpm e tem um torque máximo de 37,7 kgfm a 3.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h.

Os freios possuem sistema com ABS e EBD. Nos mercados japonês e europeu uma das novidades do EVO VIII é a caixa manual de seis velocidades, mas nos EUA é equipado com caixa manual de cinco marchas. Já a tração permanente nas quatro rodas esbanja avanços eletrônicos e tecnológicos. Com diferencial central ativo, de controle eletrônico, a força é distribuída com precisão às rodas fazendo com que o Lancer EVO VIII se cole literalmente ao asfalto. Nos Estados Unidos, este modelo custa em torno de US$ 30 mil.

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