Lançamentos começam a movimentar o mercado

Já estamos em 2014 e logo as montadoras retomam suas agendas de lançamentos, com produtos inéditos, novas gerações de modelos já existentes e atualizações de linha. Alguns ainda são mistérios, outros já estão confirmados, mas de qualquer forma já começam a gerar expectativas no mercado. Para quem pensa em trocar de carro vale a pena ficar de olho nas novidades que estão para chegar, principalmente naquelas que vão substituir outros modelos, prestes a saírem de linha.

Ford Ka

O novo Ford Ka começa a ser produzido na fábrica de Camaçari (BA) neste primeiro semestre, período no qual também iniciam-se as vendas. A nova geração do hatch é o segundo carro global da marca desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport). O modelo contará com a inédita variação de carroceria sedã, além das quatro portas. Será equipado com motor 1.0 de três cilindros e também com a opção Sigma 1.5, de 111 cv. O Ka atualizado aposentará todas as versões do Fiesta Rocam.

Honda Civic Si

O novo Honda Civic Si retorna ao Brasil. Variação esportiva do sedã que já fez muito sucesso no país, o modelo virá na configuração cupê, com motor 2.4 de 205 cv (a gasolina) e câmbio manual de seis marchas. Importado dos EUA, o carro ganhou um visual mais agressivo no para-choque e vincos e traços na lateral. Na cabine, o acabamento tem itens que imitam fibra de carbono no painel, bancos com costuras vermelhas e a inscrição Si no volante.

Kia Soul

A nova geração do Kia Soul apareceu no Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro do ano passado. A previsão para desembarque no Brasil é até maio. O modelo está maior e mais espaçoso e também recebeu alterações nos faróis, grade dianteira, rodas e armações para as luzes de neblina. O modelo vem com a nova central multimídia UVO, formada por uma tela de 8” sensível ao toque, compatível com iPhone e smartphones equipados com sistema operacional Android.

Renault Captur

O Renault Captur estreia no primeiro semestre. Posicionado acima do Duster, com preços que devem começar em R$ 65 mil, o crossover possui um visual robusto, com rodas de aro 17 e para-lamas que dão um ar esportivo ao carro. Por dentro, oferece algumas inovações, como o porta-luvas em forma de gaveta e 11 litros de capacidade e revestimentos dos bancos removíveis através de zíper e que podem ser lavados ou substituídos. O modelo deverá ser produzido, a partir de 2015, na fábrica de São José dos Pinhais.

Mercedes-Benz CLA

O Mercedes-Benz CLA será lançado no mercado brasileiro no fim deste mês e assumirá o papel de sedã de entrada da marca. Derivado da família Classe A, o modelo deve ser disponibilizado, primeiro, na versão 200, com motor 1.6 turbo, de 156 cv e câmbio de sete marchas com dupla embreagem. Somente no fim do ano a montadora alemã começará a importar a opção 250, com motor 2.0 turbo, de 211 cv.

Audi A3 Sedan

Com fabricação em São José dos Pinhais previsto para 2015, o A3 Sedan chega antes ao Brasil por importação no fim deste mês. Feito na Hungria, o modelo virá com motor 1.8, de 180 cv, câmbio automatizado S-Tronic de seis marchas e dupl,a embreagem e tração integral Quattro. O carro compartilha a mesma plataforma MQB do Golf 7, por isso ambos dividirão no próximo ano a linha de montagem da unidade paranaense da Volkswagen-Audi.

Renault Sandero

Depois de lançar a nova geração do Logan no Brasil, a Renault agora se prepara para trazer a evolução do Sandero. O modelo começa a ser produzido em São José dos Pinhais a partir de março. O novo hatch apareceu pela primeira vez no Salão de Paris, em 2012, e, a exemplo do Logan, abandonou o visual quadradão para adotar linhas mais modernas e até um pouco de robustez. As opções de motorização devem se manter as mesmas, 1.0 e 1.6.

Toyota Corolla

A nova geração do Corolla será lançada em março, com as vendas começando em abril. A versão brasileira do sedã médio adotará o visual inspirado na modelo europeu, mais clássico e menos esportivo que o projeto norte-americano. Entre as novidades está o novo câmbio automático, com funcionamento semelhante ao CVT, mas que conta com uma simulação permanente de sete marchas. Já a transmissão manual terá seis marchas. As opções de motores 1.8 e 2.0 devem ser mantidas.

Honda Fit

Apresentado no Salão de Tóquio, em novembro passado, a terceira geração do Honda Fit começa a sair da fábrica de Sumaré (SP) antes do meio do ano. O novo design do modelo remete à atual linguagem da marca, já vista no utilitário CR-V. O carro será lançado em três versões: uma com motor 1.3 e transmissão CVT de seis marchas, outra com o propulsor 1.5 e câmbio manual de seis velocidades e ainda uma configuração híbrida, com motor 1.5 litro, que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico.

Volkswagen Up

A Volkswagen irá movimentar o mercado de carros populares (abaixo de R$ 30 mil) com o lançamento do subcompacto Up. Ele dará às caras entre fevereiro e março e irá substituir o Gol G4. A sua produção já teve início na unidade de Taubaté (SP). Vendido na Europa desde 2011, o Up receberá algumas alterações para o mercado brasileiro, como a traseira um pouco maior. O motor será o 1.0 de 3 cilindros que equipa o Fox Bluemotion.

Voltar ao topo