Kombi Série Prata decreta a despedida do motor VW a ar

ja84b.jpgCom edição limitada a apenas 200 unidades, destinadas a colecionadores, admiradores da marca e empresas de transporte executivo, a Kombi Série Prata demarca o encerramento da produção do motor arrefecido a ar da Volkswagen do Brasil. Aliás, a Kombi é o último modelo do mundo a utilizar a clássica e eficiente invenção do Prof. Porsche.

No Brasil, o motor a ar estreou em 1953, montado nos primeiros Fuscas em regime de CKD. Em setembro de 1957, ele equiparia a Kombi, que é reconhecida como um dos primeiros automóveis genuinamente ?brasileiros? da história.

A carroceria pintada na cor ?Prata Light Metálico? é o maior diferencial da Kombi Série Prata, além dos vidros verdes e do pára-brisa degradê. Na frente, a grade, o pára-choque e os aros dos faróis recebem o acabamento ?Cinza Cross?, o que garante o visual distinto dessa edição limitada. As setas direcionais possuem lentes brancas (cristal). Já a parte traseira, além do pára-choque ?Cinza Cross?, destaca-se pelas lanternas fumês, pelo desembaçador do vidro e pelo logotipo ?Kombi Série Prata?.

ja84a.jpgPor dentro, esse mesmo rótulo é repetido no quadro de instrumentos, ao lado do velocímetro. As outras alterações internas aplicam-se ao novo revestimento dos bancos em vinil e ?Malharia Colméia?, à cobertura da tampa traseira e à janela lateral deslizante do lado esquerdo.

O motor da Série Prata, como não poderia deixar de ser, é movido a gasolina (injeção eletrônica multipoint), de 1.584 cm3 e quatro cilindros contrapostos, que desenvolve potência de 58 cv a 4.200 rpm e torque máximo de 11,3 kgfm a 2.600 giros.

O preço sugerido na rede de concessionária VW para a Kombi Série Prata é de R$ 39.200,00.

Verdadeiro sinônimo de eficiência motriz, robustez mecânica e simplicidade de manutenção, o engenhoso projeto do Prof. Ferdinand Porsche, esboçado nos anos 30, deixará de equipar um veículo Volkswagen no final deste ano. Só no Brasil, esse motor rendeu cinco capacidades cúbicas diferentes (1.200, 1.300, 1.500, 1.600 e 1.700) e se multiplicou em mais de 6,5 milhões de unidades produzidas. A descontinuação do motor refrigerado a ar da Volkswagen, em sua clássica e eterna construção tipo ?boxer?, com quatro cilindros contrapostos, não o faz entrar para a história. Ele já é a verdadeira história da indústria automobilística brasileira. A partir de 2006, a Kombi será comercializada com nova motorização.

Voltar ao topo