Kombi 1.4 Total Flex chega em janeiro

ja841.jpgEm definitivo, a ?velha senhora? despediu-se do veterano motor 1.6 boxer refrigerado a ar. Tanto que a VW do Brasil reuniu a imprensa automotiva, semana passada, na Fábrica de Motores de São Carlos (SP), para apresentar a nova Kombi equipada com inédito propulsor arrefecido a água EA-111 1.4 8V  Total Flex. Segundo a VW, o novo propulsor desenvolve 78 cavalos de potência a 4.800 rpm, com gasolina, e 80 cv, na mesma rotação, abastecido com álcool.  

Preservando as linhas básicas de seu ?design? original, a nova Kombi 1.4 Total Flex teve poucas alterações externas. Além da grade dianteira que envolve o radiador, que se fez necessário pela adoção do motor arrefecido a água, mantém um bocal externo para o abastecimento de gasolina do reservatório de partida a frio (recurso que existia no motor a ar movido a álcool). O bocal do tanque de combustível, que poderá ser abastecido com qualquer proporção entre álcool e gasolina, permanece na lateral direita.

ja843.jpgNa parte traseira, a única diferença é o aplique do logo ?Total Flex? na tampa do porta-malas. Ao abri-la, porém, o proprietário encontrará uma mudança significativa. A Kombi ganhou outra janela de acesso para o motor. Sob o tapete do assoalho, ao lado do estepe, existe uma nova abertura que proporciona alcance imediato à parte alta do motor.

O painel estréia um quadro de instrumentos com mostradores agrupados num único módulo. A mudança permite melhor visualização de velocímetro, que possui novo grafismo (iluminação em vermelho e números de escala brancos). Ao lado dele, o marcador do nível do tanque de combustível e um total de cinco luzes de advertência: baixo nível de gasolina no reservatório de partida a frio, EPC (dispositivo que monitora o bom funcionamento do E-GAS, ou acelerador ?inteligente?), imobilizador eletrônico, alta temperatura do líquido de arrefecimento e baixo nível do líquido de arrefecimento. O painel é completado por relógio e hodômetros parcial e totalizador digitais.

ja844.jpgA caixa de transmissão 081, com quatro marchas, foi mantida, devido à eficiência comprovada e à total adaptação ao novo motor. Com a nova motorização, a VW do Brasil vai manter as quatro versões disponíveis no modelo anterior: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). O preço da nova Kombi é o mesmo da versão antiga, e parte de R$ 36.192, podendo chegar a R$ 43.684, com todos os acessórios instalados.

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