Koenigsegg CC XR

calibradoalcool01100108.jpgA história não é original nem tampouco nova. Um fanático por carros esportivos (normalmente muito rico), insatisfeito com a oferta de veículos de alto desempenho disponíveis no mercado, resolveu projetar o seu próprio GT. E assim surgiu a Lamborghini.

Mas também é a origem de uma marca menos conhecida, a sueca Koenigsegg. Estilo de seu carro é evolução da família CC, lançada em 2002, e carroceria sem pintura deixa visível fibra de carbono usada na construção do veículo. Assim como nos veículos de competição, o aerofólio pode ser ajustado de acordo com traçado da pista.

O fabricante começou as operações em 1994, três anos depois o primeiro protótipo do que seria chamado de CC 8S estava pronto. Ainda levou algum tempo para que os veículos chegassem às mãos dos compradores, mas no Salão de Genebra de 2002 as chaves do primeiro modelo de produção foram entregues ao feliz proprietário.

Desde então, a fábrica vem trabalhando no modelo e todos os modelos são, na verdade, variações e refinamentos do carro original. Tanto do ponto de vista estético quanto mecânico. O CCR, de 2004, conta com motor de 806 cv e, no ano seguinte, o modelo roubou do McLaren F1 o título de carro de produção mais veloz do mundo, recorde que ficou inalterado por sete anos, ao atingir 395 km/h.

calibradoalcool02100108.jpgNo ano passado, foi apresentado o CCX, praticamente um novo carro. O veículo foi adaptado para obedecer às regras de emissões de impacto em vigor nos Estados Unidos. Agora é a vez dos Edition CCX e CCXR. Ambas as versões são praticamente carros de corrida com certificação para rodar fora de circuitos. Além de incorporar todas as melhorias dos seus antecessores, o CCXR é o primeiro superesportivo que consome E85, combustível que contém 85% de etanol, mas conserva 15% de gasolina na mistura, para melhorar a partida a frio.

Seu motor V8 equipado com dois compressores produz 888 cv na versão a gasolina e 1018 cv na movida com E85. Como o peso do veículo é de apenas 1.185 kg, a relação peso/potência é de impressionantes 1,16 kg/cv. O resultado é uma aceleração até 100 km/h em 2,9 s e velocidade máxima de 402 km/h. As versões são equipadas com itens como rodas em liga de carbono, câmera para auxiliar as manobras em marcha à ré e sistema de exaustão exclusivo, projetado para diminuir o peso. Serão prduzidas apenas 14 unidades do Edition CCX e seis do CCXR.

Voltar ao topo