Kia Sportage: um coreano para o dia-a-dia

kia1250107.jpgEntre as montadoras interessadas no segmento de utilitários esportivos está a Kia, que coloca à disposição do consumidor brasileiro o novo Sportage. Com ambição "off-road", visível em seu "design", o Sportage é o parceiro ideal para aqueles que gostam de aventura. Seu "design" é bem moderno.

Ao mesmo tempo que é um carro de passeio e SUV, esse modelo da Kia foi projetado com o propósito de auxiliar seu proprietário a superar de maneira simples e rápida os desafios do dia-a-dia. Ou então, levá-lo facilmente para qualquer lugar e a qualquer hora que assim desejar.

kia2250107.jpgNa dianteira alguns pontos chamam a atenção, como o conjunto ótico, a pequena grade com o emblema Kia ao centro e o pára-choque integrado com os faróis de milha nas laterais. Para a parte traseira, os estilistas optaram também pelo grande pára-choque pintado na cor do carro com duas saídas de escape, pelas grandes lanternas (com a de ré ao centro e na horizontal) e um amplo vidro, que pode ser aberto separadamente da porta traseira, para colocação de pequenas sacolas no porta-malas.

kia3250107.jpgNa parte traseira, uma novidade. O estepe, antes posicionado na quinta porta, agora está instalado abaixo do porta-malas. Nas laterais, dois vincos bem acentuados no meio das portas.

O novo Sportage mede 4,35 metros no comprimento, 1,80 metro na largura e 1,69 metro na altura, respectivamente 25 mm, 65 mm e 40 mm maior que o modelo anterior. Visto de lateral também agrada. Destaque para o vinco bem acentuado na parte central das portas, que acabam formando os pára-lamas. O Sportage conta com rodas aro 16 com pneus P215/65 R16 ou P235/60 R16.

kia4250107.jpgPara facilitar a colocação de pequenos objetos ou sacolas no porta-malas, o Sportage chega com o vidro traseiro que se abre independente da porta. Muito fácil de ser operado. Isso evita que o motorista precise abrir toda a porta traseira para colocar apenas um pacote em seu interior. O porta-malas acomoda 667,4 litros de bagagem, podendo chegar a 1.886,5 litros com os bancos rebatidos.

Os ocupantes do novo Sportage encontram em seu interior requinte e muito conforto. O acabamento é de primeira e os equipamentos são de fácil manuseio e estão bem à vista do condutor. Entre os itens de série na versão 2.7 avaliada, há hodômetro digital, relógio digital, conta-giros, acabamento inferior da alavanca do câmbio automático em padrão aço escovado, tomada auxiliar 12V, rádio e volante com regulagem de altura. A transmissão é automática de quatro marchas com a opção de troca seqüencial "esportiva". (BN)

OLHO CLÍNICO

kia5250107.jpgO Sportage possui interessantes conveniências, como saídas auxiliares de energia traseiras e dianteiras. As opções de bagagem são diversas. Na frente, há um porta-luvas com chave somado a dois porta-copos e um compartimento duplo no console central. Debaixo do banco do passageiro há ainda uma bandeja deslizante, enquanto acima há um porta-óculos.

E na parte de trás, você encontra uma prática caixa de ferramentas discretamente disposta sobre o estepe.

O Sportage tem tudo para agradar aos consumidores.

É oferecido com duas versões a gasolina — 4 cilindros de 2.0 litros de 142 cv e V6 de 2.7 litros que desenvolve 175 cv. Esta última, equipada com câmbio automático e tração 4×4, foi avaliada pelo Jornal do Automóvel. Durante a avaliação, o novo Sportage equipado com motor V6 de 2.7 litros mostrou-se rápido e forte, com boas retomadas, mesmo com o câmbio automático.

kia6250107.jpgHá bastante torque em baixa, o que é comum nesses veículos 4×4 desenvolvidos para enfrentar caminhos mais difíceis, que exigem a utilização de marchas menores.

O modelo é bastante agradável de dirigir e oferece uma boa ergonomia, não cansando durante o percurso.

Todos os instrumentos estão à mão e são de fácil visualização. Embora a tração 4×4 do novo Sportage seja permanente, os próprios ângulos de entrada e saída, agora de 33º (antes 36º) e 28º (30º), respectivamente, denunciam que o SUV compacto é mais para cidade. O de saída, entretanto, poderia ser um pouco melhorado. Com esses números, porém, é possível realizar trilhas de passeio mais leves. Mas encara trilhas sem esforço.

kia7250107.jpgMotorista e ocupantes (quatro se acomodam confortavelmente) são isolados dos solavancos e encontram um baixo nível de ruído no habitáculo. Segundo a montadora, isso é resultado do carro passar a ser construído em monobloco, e não mais sobre chassi, o que proporciona maior conforto aos ocupantes.

Para aqueles que gostam de aventura no fim de semana, lembramos que o Sportage conquistou a primeira colocação no Rally dos Sertões nas edições de 1997 e 1998, foi vencedor da categoria 4×4 na edição 2005 do Rally Mercosul, e em 2006 conquistou o primeiro lugar ao participar do Rally Rota do Frio. Por ser robusto e ter fama de valente, o Kia Sportage é um dos SUV de muito sucesso em todo o mundo e caiu no "gosto" do consumidor brasileiro. (BN)


Voltar ao topo