Jeep Treo antecipa o futuro como um veículo urbano e ecológico

Com olhos no futuro, os projetistas do Grupo Chrysler criaram um veículo-conceito que explora os limites da marca Jeep, combinando estilo inovador e avançada tecnologia em um veículo dirigido a consumidores jovens.

Estreando no 37.º Salão do Automóvel de Tóquio, o Jeep Treo oferece uma nova visão do clássico estilo Jeep, como a grade de sete barras e a marcante presença do pára-brisa . O modelo compacto, que tem espaço para três passageiros, é baseado numa nova plataforma projetada para utilizar a tecnologia drive-by-wire, célula de combustível de emissões zero ou outros avanços futuros, juntamente com motor de acionamento elétrico que dá ao Treo capacidade de tração permanente nas quatro rodas.

Os projetistas do Treo foram desafiados a olhar décadas à frente e aumentar a base de clientes da marca Jeep. O resultado é um veículo compacto urbano que proporciona o estilo e a liberdade Jeep, que pode adaptar-se às demandas de um estilo de vida jovem, tanto no ambiente urbano quanto nas trilhas.

“O Treo é uma nova interpretação sobre para onde a marca Jeep poderá ir no futuro utilizando a liberdade da tecnologia da célula de combustível”, diz Trevor Creed, responsável por Design no Grupo Chrysler. “Ele tem uma forma e presença que desafiam as dimensões tradicionais da marca, mas no final das contas, ainda pode ser visto como um autêntico Jeep”, acrescenta.

Uma nova e ousada assinatura Jeep

A frente do Treo traz uma nova e ousada assinatura Jeep, apresentando uma visão da clássica aparência Jeep. O modelo assume a forma de uma gota, da frente para trás, para terminar com duas asas na traseira que sustentam os faróis e servem de suporte para duas bicicletas Jeep Rubicon – o equipamento perfeito para futuros consumidores jovens e ativos. A traseira oferece fácil acesso para guardar bagagem.

A robustez Jeep é sinalizada por pára-lamas que dão bastante folga aos pneus de grandes dimensões, ganchos de reboque na frente do veículo e a aparência dos faróis dianteiros e espelhos. A banda de rodagem dos pneus de estilo militar, a suspensão dianteira exposta, a montagem do pára-lamas à carroçaria e o detalhe da superfície do degrau do porta-malas, transmitem também a imagem aventureira do veículo.

Interior flexível e possibilidades de propulsão

O interior do Jeep Treo continua com a aparência característica da marca Jeep. O volante e a coluna, pedais, velocímetro e outros instrumentos são montados em um único módulo, que se desloca inteiro para uma rápida adaptação à direção direita ou esquerda, ampliando o alcance do Treo em mercados mundiais. O rádio, o localizador por satélite e os controles climáticos operados por tela sensível ao toque são montados em um segundo módulo removível.

Assentos leves são feitos de material translúcido sobre a estrutura de fibra de carbono. O assento traseiro pode ser dobrado para colocação de bagagem adicional. Outra configuração permite que as rodas dianteiras das bicicletas Rubicon sejam removidas e montadas no interior da traseira, permitindo ainda o espaço do terceiro passageiro.

Apesar do tamanho compacto, um sentimento de espaço é mantido no interior do veículo pelo grande pára-brisa, pela grade Jeep de sete ranhuras e pelo teto de vidro que se estende por cima do passageiro traseiro.

O Jeep Treo possui dois motores elétricos que acionam as rodas dianteiras e traseiras, dando ao veículo capacidade permanente de tração nas quatro rodas. Para o futuro, o Treo é projetado para adaptar novas tecnologias como drive-by-wire, células de combustível ou outros avanços.

“A visionária combinação do Treo, com sua configuração básica de três assentos e versatilidade, se prestará a futuros interessados em um modelo de entrada da marca Jeep. Ele é robusto e funcional no estilo Jeep”, diz Creed.

Rodas e pneus

Rodas:

19″ x 6″

Pneus:

185/65R19

Dimensões e Peso

Comprimento: 3235 mm (127.4 polegadas)

Largura:

1680 mm (66.1 polegadas)

Altura:

1585 mm (62.4 polegadas)

Distância entreeixos: 2.450 mm (96.4 polegadas)

Bitola

Dianteira:

1499 mm (59.0 polegadas)

Traseira:

1499 mm (59.0 polegadas)

Altura do solo: 200 mm (7.8 polegadas)

Balanço

Dianteira:

350 mm (13.8 polegadas)

Traseiro:

430 mm (16.9 polegadas)

Peso:

816 kg (1.800 libras) (estimado)

Voltar ao topo