Exposto no estande da Jeep no Salão de Detroit (13 a 27 de janeiro), nos Estados Unidos, este esportivo serviu para mostrar ao público que modelos esportivos também podem ser ecologicamente corretos, ou seja, ?verdes?. O Renegade conta com dois assentos e foi concebido como veículo elétrico com sistema diesel Bluetec. ?Com um motor elétrico acionando cada eixo, o conceito Jeep Renegade é projetado para quem busca diversão?, diz Tony Shamenkov, seu principal estilista exterior.

continua após a publicidade

renegade06310108.jpgNo conceito Jeep RenegadE, o avançado sistema de propulsão é alimentado por uma bateria de lítio-íon que fornece autonomia para até 64 km (40 milhas). Um extensor de capacidade no caso do Renegade, um motor diesel de pequeno deslocamento (1,5 litro, 3 cilindros) BLUETEC permite jornadas muito acima desse limite. Ao todo, o conceito Renegade ostenta uma capacidade plena para rodar 644 km (400 milhas).

O motor diesel BLUETEC do Jeep Renegade gera 115 cv adicionais SAE (86 kW) quando necessário, enquanto reduz em muito as emissões de poluentes em comparação com motores convencionais a gasolina. O Jeep Renegade é capaz de fazer uma economia de combustível equivalente a 110 milhas por galão (aproximadamente 2,1L/100 km), que é de quatro a cinco vezes mais favorável que o de um veículo equivalente movido a gasolina.

Embora o Jeep Renegade ofereça uma barra anticapotamento, ele não tem capota. E a área de carga, logo atrás do banco do motorista, pode ser protegida por uma série de tipos de cobertura. Opções incluem uma cobertura comum ou outras configuradas para acomodar o equipamento para um passeio ao ar livre, como uma ?mountain bike? ou um caiaque. O modelo pode vir ainda com formas projetadas para acomodar dois ?jet skis?. Tampas de abastecimento, uma tomada de conexão e um ?kit? de primeiros socorros também estão incluídos.

continua após a publicidade

Sua construção inovadora inclui portas e bancos moldados por uma peça de espuma à base de soja, painel de instrumentos moldado com uma pele de uretano, volante moldado em alumínio/silicone, chassi moldado numa peça sem o uso de resinas prejudiciais ao meio ambiente e compartimento interior moldado em única peça. Este cuidado ambiental em projetar o interior do Renegade está alinhado com a filosofia ?harmonia com a natureza? da Jeep.

O sistema de ar condicionado HVAC, por exemplo, não funciona à base de gás refrigerante, enquanto a cor, granulação e brilho dos componentes interiores são moldados em uma peça. Mesmo a cor exterior sem brilho da leve carroceria composta do Renegade foi desenvolvida para evitar o uso de solventes presentes em pinturas automotivas. Seu painel de instrumentos do ?duplo posto de comando? é simetricamente balanceado para uma fácil ?conexão?. Não existe fiação convencional.

continua após a publicidade