Jeep Renegade chama atenção por ser um veículo ecológico

renegade05310108.jpgExposto no estande da Jeep no Salão de Detroit (13 a 27 de janeiro), nos Estados Unidos, este esportivo serviu para mostrar ao público que modelos esportivos também podem ser ecologicamente corretos, ou seja, ?verdes?. O Renegade conta com dois assentos e foi concebido como veículo elétrico com sistema diesel Bluetec. ?Com um motor elétrico acionando cada eixo, o conceito Jeep Renegade é projetado para quem busca diversão?, diz Tony Shamenkov, seu principal estilista exterior.

renegade06310108.jpgNo conceito Jeep RenegadE, o avançado sistema de propulsão é alimentado por uma bateria de lítio-íon que fornece autonomia para até 64 km (40 milhas). Um extensor de capacidade no caso do Renegade, um motor diesel de pequeno deslocamento (1,5 litro, 3 cilindros) BLUETEC permite jornadas muito acima desse limite. Ao todo, o conceito Renegade ostenta uma capacidade plena para rodar 644 km (400 milhas).

renegade01310108.jpgO motor diesel BLUETEC do Jeep Renegade gera 115 cv adicionais SAE (86 kW) quando necessário, enquanto reduz em muito as emissões de poluentes em comparação com motores convencionais a gasolina. O Jeep Renegade é capaz de fazer uma economia de combustível equivalente a 110 milhas por galão (aproximadamente 2,1L/100 km), que é de quatro a cinco vezes mais favorável que o de um veículo equivalente movido a gasolina.

renegade02310108.jpgEmbora o Jeep Renegade ofereça uma barra anticapotamento, ele não tem capota. E a área de carga, logo atrás do banco do motorista, pode ser protegida por uma série de tipos de cobertura. Opções incluem uma cobertura comum ou outras configuradas para acomodar o equipamento para um passeio ao ar livre, como uma ?mountain bike? ou um caiaque. O modelo pode vir ainda com formas projetadas para acomodar dois ?jet skis?. Tampas de abastecimento, uma tomada de conexão e um ?kit? de primeiros socorros também estão incluídos.

renegade03310108.jpgSua construção inovadora inclui portas e bancos moldados por uma peça de espuma à base de soja, painel de instrumentos moldado com uma pele de uretano, volante moldado em alumínio/silicone, chassi moldado numa peça sem o uso de resinas prejudiciais ao meio ambiente e compartimento interior moldado em única peça. Este cuidado ambiental em projetar o interior do Renegade está alinhado com a filosofia ?harmonia com a natureza? da Jeep.

O sistema de ar condicionado HVAC, por exemplo, não funciona à base de gás refrigerante, enquanto a cor, granulação e brilho dos componentes interiores são moldados em uma peça. Mesmo a cor exterior sem brilho da leve carroceria composta do Renegade foi desenvolvida para evitar o uso de solventes presentes em pinturas automotivas. Seu painel de instrumentos do ?duplo posto de comando? é simetricamente balanceado para uma fácil ?conexão?. Não existe fiação convencional.

Voltar ao topo