Jeep Raid abre a temporada de automobilismo no Paraná

O Jeep Raid Transparaná, que terá largada na próxima segunda-feira (20/01), em Guaíra, na região Oeste, abre a temporada 2003 de automobilismo no Paraná. A competição reunirá mais de 100 duplas. Esta é a nona edição da competição e serão disputadas as categorias Máster, Sênior, Jeep e Adventure.

A promoção é organização são do Jeep Clube de Curitiba, contando com a colaboração dos Jeep Clube de Cascavel, Jeep Clube de Laranjeiras do Sul, Jeep Clube de Guarapuava, Jeep Clube de Irati e Jeep Clube de Ponta Grossa. A Federação Paranaense de Automobilismo supervisionará a competição.

A programação oficial do Jeep Raid Transparaná começou sábado, no Centro Náutico de Guaíra, com recepção aos competidores, regularização das inscrições e vistoria técnica. No domingo, acontecerá almoço de confraternização; às 14h será feito o sorteio da ordem de largada e às 20h, na avenida Mate Laranjeiras, será dada a largada promocional.

O duelo começa na segunda-feira, com a realização da primeira etapa, de Guaíra a Cascavel. A largada será às 7h e a chegada está prevista para a partir das 17h30, em Cascavel. Na terça-feira será disputada a segunda etapa, de Cascavel a Guarapuava; quarta-feira, a terceira, de Guarapuava a Ponta Grossa; quinta-feira, a etapa será de Ponta Grossa a Curitiba e na sexta-feira a disputa do maior raid do Brasil chega ao fim com a etapa de Curitiba a Pontal do Paraná, chegada marcada a partir das 18h, no Clube Santa Mônica.

O Raid Transparaná é uma competição que difere dos demais raids de regularidade pela grande distância a ser percorrida. Serão mais de 1.500 quilômetros, o que o coloca como o maior raid das Américas. O percurso é todo feito por estradas vicinais e trilhas de grandes dificuldades, exigindo grande resistência dos veículos e uma alta performance de pilotos e navegadores.

O Transparaná nunca passa por reservas biológicas e mananciais. Os caminhos utilizados são pré-existentes e compreendem estradas públicas e alguns trechos de propriedades particulares. A preservação do meio ambiente é levada muito a sério pela organização da prova. Qualquer irregularidade com os veículos ou ações não compatíveis com a preservação da natureza são punidas com a desclassificação dos competidores.

Voltar ao topo