James Bond e o MP Lafer

No momento em que está sendo lançado nos cinemas de Curitiba e outras cidades brasileiras mais um filme da série relativa às aventuras do agente secreto inglês James Bond, vem à tona fato interessante sempre muito comentado pelos privilegiados proprietários do automóvel esportivo MP Lafer, que é uma releitura “made in Brazil” do MG modelo TD de 1952, desta famosa fábrica de automóveis inglesa.

Mas o que tem a ver James Bond com o automóvel MP Lafer brasileiro? Pois é, acontece que James Bond, que sempre dirigiu em seus filmes aqueles espetaculares e possantes carros ingleses da marca Aston Martin, equipados com modernos dispositivos em matéria de armas, foguetes, lança-chamas e mil e um trique-triques, rodou em 1979 o filme Moonraker (007 Contra o Foguete da Morte) no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro.

E sabem qual, entre tantos carros de fabricação nacional, que o James Bond da época, o ator Roger Moore, escolheu para circular pelas ruas da “Cidade Maravilhosa” nas suas peripécias?

Justamente um MP Lafer, cuja carroçaria foi fabricada por Percival Lafer, empresário do ramo de móveis. Isto talvez por ser este carro uma continuação do MG inglês, ou, como diz o presidente do MP Lafer Auto Clube do Paraná – Nilton Carias de Oliveira – um carro novo, melhorado, melhor acabado que o seu irmão MG TD. Aliás, este clube, com sede em Curitiba, conta com 37 MP Lafer de associados, fabricados entre 1974 e 1986.

Foi fundado em fevereiro de 2000 por grupo de aficionados reunidos no restaurante Lipski, na histórica cidade da Lapa. É o segundo mais antigo clube do gênero do país.

Do arquivo do Diretor Social dessa entidade e proprietário não só de um MP Lafer mas, de um legítimo MG TD 1952 – Ayrton Borges – sacamos a foto que estampamos na presente edição, mostrando James Bond (Roger Moore) e um MP Lafer em plena praia de Copacabana/RJ. Consta que foram fabricados cerca de 6.000 MP Lafer, existindo por volta de 3.000 no Brasil, enquanto que 1.000 foram exportados a países como Itália, Estados Unidos, Japão e, Inglaterra.

Muitos entusiastas dizem que, James Bond, a inesquecível criação do escritor Ian Fleming, só é legitimada com o seu primeiro protagonista, Sean Connery. Quem não se lembra de filmes espetaculares, músicas maravilhosas e belas mulheres em O Satânico Dr. No, Goldfinger, 007 Contra Moscou e outros? O atual filme “007 Quantum of Solace” traz no papel principal o ator Daniel Craig.

Autódromo de Tarumã

Tarumã – Uma história de velocidade. Este é o sugestivo título de obra-prima traduzida num livro muito bem confeccionado e que relata com preciosos detalhes a história do Autódromo Internacional de Tarumã/RS, desde a sua inauguração em 8 de novembro de 1970 até os dias atuais, ao longo de 37 anos.

A obra, que vem enriquecer o acervo histórico do automobilismo de competição brasileiro, é fruto de profunda pesquisa dos autores Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Paulo Torino, com o importante apoio da Mahle Metal Leve, nas pessoas de Claus Oppen e Hilda Helena de Melo, respectivamente presidente e organizadora das publicações desta empresa.

Calcado em fartas ilustrações fotográficas, o livro transporta o leitor através do túnel do tempo e recorda, ao longo de 172 páginas, as emoções de cerca de 400 competições, desde a inaugural, vencida pelo piloto paulista Jaime Silva, até a recente GT3, passando por corridas de Fórmula 2, Fórmula 3, Fórmula Truck, Stock Car e outras. Ainda bem que nem tudo está perdido no tocante à história do automobilismo de competição nacional. Parabéns aos autores!