Jaguar XF será apresentado no salão de Frankfurt

jaguar01060907.jpgBom motivo para os admiradores da Jaguar visitarem o salão de Frankfurt deste ano. É que a montadora britânica levará à mostra automotiva alemã o XF, modelo produzido e desenvolvido a partir do protótipo C-XF, apresentado em Detroit (EUA), em 2006. A novidade será mostrada em quatro versões, que utilizarão nova gama de motores.

O Jaguar XF tem silhueta harmoniosa e esportiva inspirada em cupês, com um caimento suave para o teto, linha de cintura alta e janelas pequenas. Chamam a atenção a grade imponente, os faróis de formato irregular, os fortes vincos do capô e as saídas de ar atrás das rodas dianteiras.

jaguar02060907.jpgSeu interior tem ar moderno, mas tradicional se comparado ao desenho externo. Há três versões (Luxury, Premium Luxury e SV8) e detalhes originais como tampa do porta-luvas e luzes de cortesia acionadas pelo toque, sem que seja preciso apertar um botão. O sistema de áudio de topo é da Bowers & Wilkins, comandado por voz assim como o telefone, e o porta-malas tem capacidade para 520 litros de bagagem.

Outro destaque do Jaguar XF é uma solução inédita: câmbio automático de seis marchas comandado por botão giratório no console. Há também operação manual por alavancas junto ao volante em todas as versões e vários programas de funcionamento, que afetam as respostas do acelerador e a controle de estabilidade.

Entre os motores disponíveis estão o 3.0 litros V6, de 243 cavalos de potência, e o 2.7 l turbodiesel, que faz o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chegar a 230 km/h de velocidade máxima. Outro conjunto será o 4.2 l V8, naturalmente aspirado, que desenvolve 304 cv e vai da imobilidade até os 100 km/h em apenas 6,2 s.

Topo de linha, o Jaguar XF será batizado de SV8 e esconderá sob o capô uma variante ?supercharger? da motorização V8, com 426 cv de potência e ir de zero a 100 km/h em 5,4 s. Todas as configurações a diesel terão velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h e câmbio automático de seis velocidades com ?borboletas? de troca de marcha no volante (?paddle shifters?).

Com muita tecnologia agregada dentro e fora do veículo, o Jaguar XF trará distância entre-eixos de 2,90 metros, iluminação por Leds, controle de transmissão ?shift-by-wire? e chassi em alumínio e magnésio. A versão V8 do Jaguar XF pesará 1.749 quilos e a SV8 1.842 kg. Com o XF a Jaguar está bem representada entre os grandes de luxo.

Voltar ao topo