Muita fé no Brasil

Jaguar Land Rover inaugura primeira fábrica fora do Reino Unido

Após 18 meses do lançamento da pedra fundamental, a Jaguar Land Rover Brasil inaugurou na última terça-feira sua fábrica em Itatiaia, na região sul do Rio de Janeiro. Esta é a primeira unidade totalmente própria da marca fora do Reino Unido. Inicialmente, a nova fábrica vai produzir dois modelos da Land Rover, o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, que são os mais vendidos no Brasil. Os modelos produzidos em Itatiaia chegam às concessionárias ainda este mês.

Foram investidos 750 milhões de reais e a fábrica abriu 400 postos de trabalho diretos. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos executivos da empresa, autoridades municipais, estaduais e federais. Além das instalações industriais, o local abriga também o primeiro Centro Educacional da empresa fora da matriz, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Este modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.

Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, falou sobre a importância de abrir uma unidade no Brasil. “A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global”.

“A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil”, destacou o executivo.

“O Brasil é o mercado mais importante da América, depois dos Estados Unidos. Este é um investimento de longo prazo, de 10, 15 anos. Não nos importamos com o momento econômico que o Brasil vem atravessando e confiamos na recuperação e no potencial do país. É um mercado estratégico para nós. Somos uma das marcas Premium que mais cresce no mundo. Isso foi um dos motivos que nos fizeram abrir esta fábrica aqui”, declarou Frank Witemman, presidente da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe.

A fábrica inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover almeja alcançar a mundialmente reconhecido ouro no certificado LEED de sustentabilidade tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.

A planta possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul.

Como parte do comprometimento com a indústria automotiva brasileira, a Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC. Além disso, a empresa tem investido em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.

*O jornalista viajou à convite da Jaguar Land Rover.