Iveco Daily 55C/E chamou a atenção de Lula

Durante a Fenatran 2009, Feira Internacional do Transporte, o presidente Lula ligou simbolicamente o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E, a uma fonte de energia, ao lado do presidente da empresa Marco Mazzu.

O modelo movido a energia 100% limpa e renovável, apresentado pela primeira vez ao grande público chamou a atenção do Presidente Lula.

O Daily Elétrico é o primeiro veículo de carga movido a energia 100% limpa, renovável e foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional. Seu motor é 100% silencioso e não polui o que o tornará um importante aliado para diminuir as emissões de gases poluentes numa cidade, por exemplo, como Curitiba, pois o veículo atua na categoria de distribuições rápidas e entregas, que cresceu muito após as restrições a circulações de caminhões na capital.

Em aproximadamente dois anos, o produto estará disponível ao mercado. Numa ação com a mesma simbologia, Felipe Massa, piloto da equipe Ferrari na Fórmula-1 e garoto propaganda da Iveco e, Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, também ligaram o caminhão elétrico da Iveco.

Com a exposição ao grande público e os potenciais clientes, o Daily Elétrico está despertando o interesse de diversas empresas do Brasil e da América do Sul. Um segundo protótipo está previsto para o início de 2010.

O Daily Elétrico pode ser carregado numa tomada comum, sendo equipado com três baterias Zebra Z5 – 100% recicláveis e sem efeito memória -, que garantem uma autonomia de 100 km. O modelo também utiliza a tecnologia KERS, a mesma usada por algumas equipes da Fórmula-1.

Além do Daily Elétrico, a Iveco apresentou ao público e autoridades, outras soluções ligadas à sustentabilidade que estarão disponíveis em breve nos veículos da marca. São elas: motor híbrido (diesel-elétrico), motor à etanol, motor GNV, Biodiesel B30, Euro 5, todos aplicáveis a caminhões.

Iveco

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina.

Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

Voltar ao topo