Mesmo em meio a toda crise política e econômica que o Brasil enfrenta, a Iveco aposta na recuperação do mercado e apresentou na semana passada sua linha 2017 de caminhões leves, semipesados e pesados, micro-ônibus e comerciais leves. As novas versões nas linhas Daily, Tector, Stralis e Hi-Way evoluíram para atender ainda mais as necessidades dos clientes. 

continua após a publicidade

“Estamos com o pé no acelerador”. Assim Marco Borba, vice-presidente comercial e de marketing, definiu como a Iveco encara a crise no país. Segundo ele, a empresa continua o seu ‘movimento pela excelência’, investindo em qualidade, com maior índice de componentes nacionalizados, aprimorando seus serviços e produtos. A linha 2016/2017 dos veículos da montadora prioriza a produtividade, recebendo novas versões e evoluções de desempenho e consumo – melhorando o custo/benefício para o consumidor.

A fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, conta com uma das mais completas estruturas do Brasil para testes de veículos comerciais e de defesa. A capacidade de produção é de 70 mil veículos por ano. A marca conta com 79 concessionárias espalhadas de norte a sul. Também investiu num centro de treinamento e tecnologia em Sorocaba, onde os colaboradores fazem cursos de aperfeiçoamento. Um dos diferenciais dos produtos da Iveco é o plano de manutenção, que tem revisão com preço fixo e, em média, é 10% mais barato que o mercado.

Linha Daily

continua após a publicidade

A novidade é a versão 40S14, que estreia com a missão de atender os clientes em regiões fora das zonas de restrição e, até mesmo, em cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas. O modelo conta com o motor de três litros da FPT Industrial, com 146cv de potência, que alia economia e desempenho. O propulsor soma-se ao já conhecido conforto, que proporciona ao motorista, versatilidade para atender diversas demandas do segmento, e à força que a linha Daily dispõe para o trabalho.

Seja em operações de entrega urbana, ou no crescente mercado de Food Trucks, o veículo mantém seu status de grande estrela do segmento no Brasil.

continua após a publicidade

Linhas Stralis e Hi-Way

No segmento de pesados, os destaques são: Stralis 440 e Hi-Way 440 e 480. Essas versões evoluíram a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a Iveco desenvolveu um pacote de modificações técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplam a nova turbina, o novo coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.

Com o maior torque dos motores, o desempenho dos caminhões melhorou permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes e resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade. Além disso, na linha Hi-Way, o cliente conta agora com o ‘modo econômico’, acionado através da tecla ECO no painel, contribuindo para um melhor consumo de combustível.

Linha Tector

A linha Tector foi ampliada com novas versões para potencializar as possibilidades do modelo no setor de semipesados, um dos maiores da indústria, que representa cerca de 30% do total do mercado.

Dentro dos semipesados, o segmento com tração 4×2 e 17 toneladas de PBT representa 25%. Já os modelos com tração 6×2 e 23 toneladas de PBT representam cerca de 50%. Os veículos 8×2 ocupam 10% do segmento, enquanto os 6×4 e outras opções fecham o restante.

Vocacionais

A linha Tector 2017 também passa a contar com uma série de versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, que representam uma fatia de 29% de participação no segmento de semipesados. Os veículos estão em testes com clientes.

O modelo 170E28 é a referência para o Tector Coleta, voltado para a coleta de resíduos nas cidades brasileiras. A versão 260E30 é a base para o Tector Construção. O veículo é voltado para um dos setores com maior potencial de crescimento do Brasil, uma vez que o país tem necessidades de obras de infraestrutura, de hospitais, escolas, entre outras.

O jornalista viajou à convite da Iveco.