International CXT: a maior picape já produzida

Se fosse uma picape nacional, poderíamos afirmar que seria um produto de Itu, tal a sua mania de grandeza. Mas, como é um produto americano… A International está anunciando a chegada dessa enorme picape, a primeira a ser produzida pela marca em 100 anos de existência. Na realidade, trata-se de um gigante com capacidade de carga total igual ao triplo da “concorrente” mais próxima.

Uma sacada da International com foco nos aventureiros, uma parcela respeitável de consumidores no mercado norte-americano, e todo o tipo de pequeno ou grande negócio cujo objetivo final seja o transporte ou reboque de cargas semipesadas até seis toneladas, aproximadamente.

As dimensões (6.437 mm de comprimento) são exageradas, mas não chegam a impressionar os que conhecem a F-250 Cabina Dupla da Ford, menor em comprimento apenas alguns milímetros. Isso, claro, até que medidas como a altura sejam avaliadas. A CXT (Commercial Extreme Truck) tem 2.706 mm de altura e um entre-eixos que pode variar entre 3.750 e 4.500 mm, dependendo da aplicação. A capacidade máxima de carga, outra variante ligada à aplicação, permite que a versão mais robusta leve até seis toneladas. Ainda, dependendo da motorização, a CXT pode rebocar até quatro toneladas.

O motor indicado pela International, o top de linha da fábrica e o mais adequado para essa picape 4×4, é o DT466 turbo diesel. O motor desloca 7.6 litros (220 hp e 75,01 kgfm), possui um turbocompressor eletronicamente controlado e respira através de quatro válvulas por cilindro. Eficiente e durável, o “motorzão” é oferecido com vida útil igual ou superior a 800 mil quilômetros, válida para o resto do trem de força. A caixa de marchas mais adequada, afirma a International, é a Allison 2000 automática (super carga pesada). Os eixos são Arvin Meritor e a caixa de transferência atua sob demanda, podendo ser travada no modo 4×4 com distribuição fixa (50%-50%) de torque entre os eixos.

A caçamba possui 2.400 mm de comprimento e 51.25 mm de altura, uma excelente capacidade volumétrica. O CXT pode ter cabina dupla quatro portas ou cabina estendida com apenas duas portas. Em ambos os casos a cabina é amortecida, como nos caminhões, e o capô, para permitir melhor acesso ao compartimento do motor, é do tipo basculante para frente. Na versão quatro portas, essa picape pode levar, com conforto (espaço), até seis passageiros. Mas, como nada é perfeito, sua base fica a pouco mais de 1.430 mm de altura em relação ao solo, o que pode ocasionar bela dor na coluna dos carregadores caso não haja uma empilhadeira. Opcionalmente, a caçamba pode ser do tipo basculante, ideal para descargas rápidas.

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