A Land Rover divulgou as primeiras informações e imagens da 4.ª geração da Range Rover, que fará a sua estreia oficial em setembro no Salão de Paris. Com novo desenho e pesando bem menos do que a geração anterior, o utilitário esportivo em sua linha 2013 será produzido na nova planta de Solihull, no Reino Unido, de onde sairá para mais de 160 mercados, incluindo o Brasil.

De acordo com as informações liberadas pela marca britânica, o jipão de luxo permanece com grandes dimensões, porém, em função da nova carroceria, agora feita de alumínio, passou por um “regime” e dependendo do mercado e das especificações esta perda de peso pode representar até 442 quilos a menos do que a versão anterior.

Essa mudança também vai influenciar bastante na performance e na agilidade do veículo, além de uma maior economia de combustível e diminuição das emissões de CO2.

Pelo lado da mecânica, a Land Rover destaca o novo trabalho na suspensão a ar, deixou o utilitário mais estável e ágil. Quanto aos motores, serão três opções: 3.0 V6 e 4.4 V8, movidos a diesel, e um 5.0 V8 sobrealimentado, a gasolina sempre acompanhados por uma transmissão automática de oito velocidades. Outra novidade é o “Terrain Response”, sistema que agora passa a detectar automaticamente o tipo de terreno que o carro está circulando e ajusta vários elementos do veículo, como sistema de tração, ABS, motor, suspensão e caixa de velocidades para enfrentar aquela situação. Na geração anterior era o motorista quem tinha de manusear o “Terrain Response”.

A cabine segue os padrões do modelo atual, mas com novos materiais e novos equipamentos entre eles uma tela central de oito polegadas. Segundo a marca, os designers se concentraram em facilitar a operação dos instrumentos, enquanto o espaço para as pernas dos ocupantes de trás cresceu 12 cm.

Divulgação/Land Rover