Idea: a minivan Palio para 2005

Olhe para a minivan Idea, da Fiat, apresentada no 73.º Salão de Genebra, encerrado no último dia 16. Esse carro será fabricado no Brasil em dois anos, com uma diferença: o Idea é feito sobre a plataforma do Punto e a minivan brasileira terá como base o Palio. Mas o visual externo, o espaço interno, as alternativas de modularidade e a versatilidade da Idea serão semelhantes na minivan brasileira.

A Idea será comercializada nos principais países europeus entre o final deste ano e o início de 2004 e a minivan Palio somente em 2005, quando a Meriva, sua concorrente direta, já terá três anos de mercado.

A minivan exposta em Genebra tem como características as dimensões compactas e o amplo espaço interno, moldado de acordo com a conveniência do usuário. Ela tem ar-condicionado automático e separado em dois ambientes, controle de velocidade e seis bolsas de ar para proteção dos ocupantes em caso de batida: as bolsas estão localizadas na dianteira, nas laterais e nas janelas.

Confortável, a minivan oferece grande facilidade de acesso, regulagem de volante e o assento do motorista, amplo espaço para bagagem e banco traseiro deslizante, o que permite aumentar o espaço de carga.

Os bancos dianteiros dobram-se para frente, como mesinhas, e os encostos dos bancos traseiros podem ser reclinados a mais de 45 graus. Isso proporciona aos passageiros uma situação de grande conforto.

A minivan feita sobre a plataforma do Punto será vendida na Europa inicialmente com motor 1.4 de 16 válvulas a gasolina e um 1.3 Multijet 16V, ambos com câmbio manual ou robotizado “Dualogic”. Em seguida, chegam as versões 1.2 16V e 1.9 JTD Multijet. O câmbio funciona tanto no modo seqüencial quanto no automático.

Voltar ao topo