Honda VFR 1200F tem design futurista

Uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 foi, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses da década de 1980.

Apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Um ano depois, aquele conceito V4 tornaria-se realidade.

Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou recentemente a nova VFR 1200F, uma “sport-touring” que promete revolucionar o mercado. Desenvolvida como moto esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR 1200F causa impacto primeiramente pelo design, que foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR.

Traz belo conjunto óptico em forma de “X” na dianteira e a carenagem conta com um grande pára-brisa integrado para proteger o piloto. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.

Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta num quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro dessa máquina, está preso um motor V4 de arquitetura inovadora.

O motociclista também terá mais precisão nas respostas desse V4 de 1.273 cm³ de capacidade por intermédio de acelerador eletrônico que também promete economia de combustível, de acordo com a Honda.

Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque à disposição: no caso da VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8750 rpm.

Mas o grande benefício para uma moto feita para viajar é a curva linear de torque que, de acordo com a Honda, coloca mais de 90% dessa força a disposição do piloto a partir de 4.000 rpm.

Isso resulta em menos trocas de marchas no câmbio de seis velocidades e mais agilidade para retomadas e ultrapassagens. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.

Para manter o piloto confortável e a moto estável, a balança traseira é mais longa que as convencionais e traz um único amortecedor ajustável. Na dianteira, garfo telescópico de 43 mm de diâmetro com 120 mm de curso, também ajustável.

Completam o conjunto, pneus radiais esportivos sem câmara nas medidas 120/70, na frente, e 190/55, atrás. Ambos calçados em rodas de alumínio de 17 polegadas.

Para segurar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou a VFR 1200F de freios de última geração. Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F ainda não tem preço definido pela Honda.