Honda lança nova versão de aparelho de locomoção

Menos de seis meses após anunciar o desenvolvimento de um dispositivo experimental que auxilia na locomoção de idosos e pessoas com limitações físicas, a Honda dá mais um passo importante na área de tecnologia.

Acaba de apresentar, no Japão, a segunda versão do equipamento agora com capacidade para suportar o peso do corpo humano, reduzir o impacto dos músculos do joelho e das juntas durante a locomoção e ainda auxiliar o usuário a subir e descer escadas.

À primeira vista, o aparelho pode parecer um tanto inusitado, pois é constituído por uma espécie de assento ligado a uma estrutura mecânica e um par de sapatos.

O funcionamento, porém, é simples. Basta o usuário ajustar o assento à sua altura, calçar os sapatos e apertar um botão para acionar o mecanismo. Designado às pessoas que têm capacidade de caminhar, o aparelho funciona com bateria e pesa 6,5 kg.

O equipamento é útil para pessoas que passam muitas horas em pé, como os trabalhadores de indústrias. Até o final deste mês, a Honda fará uma série de testes em situações reais para avaliar a eficácia do sistema. O local escolhido é sua fábrica de automóveis na cidade japonesa de Saitama.

Baseado na avançada tecnologia aplicada no robô Asimo da Honda, o sistema provisoriamente denominado de “Auxiliar Experimental de Caminhada” é mais uma inovação da empresa, que desde 1999 realiza pesquisas com o objetivo de proporcionar mobilidade a um maior número de pessoas.

Os estudos foram realizados pela Honda Research and Development (R&D), área da empresa responsável pelo desenvolvimento de tecnologias. Ainda não há previsão de comercialização do produto.