Honda apresenta tecnologia bicombustível

ja791.jpgInovação, conforto e segurança marcam o lançamento do New Civic e Honda Fit com motor bicombustível. As versões flexíveis do sedã New Civic e do monovolume Honda Fit, que podem utilizar álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, estão chegando às concessionárias da marca. O New Civic Flex chegou semana passada às revendas, enquanto o Honda Fit deve chegar em meados de dezembro.

Desenvolvida em conjunto com a Honda Motor Co., do Japão, a exclusiva tecnologia conta com o subtanque de partida a frio isolado e injetores de combustível específicos, equilibrando alta performance e baixo consumo de combustível com grande eficiência. Diferentemente do usual, o subtanque para armazenamento da gasolina da partida a frio não está situado no mesmo compartimento do motor, mas em posição diferenciada: abaixo da coluna A, no pára-lama dianteiro direito.

ja792.jpgA inédita localização traz inúmeros benefícios ao consumidor, que poderá optar pelo New Civic Flex em todas as versões (exceto LX AT destinada a Portadores de Necessidades Especiais) e ainda contará com a opção somente a gasolina. Da mesma forma, o Honda Fit continuará com todas as versões movidas a gasolina e tecnologia flexível para as versões LX MT e LXL MT. Ambos apresentam na traseira o emblema "Flex".

Para evitar inconvenientes, como vazamentos, a Honda projetou um bocal que impede a colocação total da pistola de abastecimento, o que proporciona maior visão da quantidade de combustível depositado, além de diversos adesivos alertando os frentistas da capacidade do compartimento, que é de 700 ml. Protegido por duas chapas de aço naval de alta tensão com 5 mm de espessura cada, o reservatório está resguardado em caso de colisões.

ja793.jpgEstrategicamente posicionado fora do compartimento do motor, o subtanque de partida a frio foi concebido para trazer mais segurança aos ocupantes do veículo. Longe de fontes de calor e partes quentes do motor, o reservatório não propaga vapor de gasolina (altamente inflamável) junto a esses locais, eliminando o risco de um incêndio. Em caso de falha do profissional encarregado de completar o combustível no tanque para partida a frio, por exemplo, a gasolina escorreria em local não-nocivo.

Para obter perfeito equilíbrio entre potência e consumo de combustível, a Honda optou por manter a potência do New Civic em 140 cv na utilização de álcool e 138 cv quando for apenas gasolina. Inicialmente, 33% da produção do New Civic e 28% do Honda Fit fabricados na Unidade Sumaré (SP) serão versões com motores bicombustíveis. Porém, esses números podem oscilar de acordo com a demanda do mercado.

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