Uma das novidades no estande da Renault no 60.º Salão de Frankfurt que se encerra neste domingo na Alemanha é a versão que pode levar até sete pessoas da minivan Scénic, batizada como Grand Scénic.

A sua capacidade foi ampliada para transportar agora sete pessoas Para a montadora francesa, esse lançamento vai cumprir a função de transportar as famílias dos dois milhões de consumidores do modelo no mundo. Com 4,49 m, a Grand Scénic tem 23 cm a mais que a versão original.

Em relação à versão para cinco pessoas, a Grand Scénic é 23 centímetros mais longa e tem entre eixos 5 cm maior. Assim, a minivan da marca francesa passa a medir 4,49 metros de comprimento. Com a terceira fileira de bancos rebatida, ganhou mais espaço para bagagens e espaço para uma terceira fila de assentos individuais e removíveis. O porta-malas pode levar até 605 litros de bagagem. Se a escolha for por acomodar sete pessoas, a capacidade cai para 200 litros.

Nessas condições, o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila de bancos é maior que em qualquer outro monovolume deste tamanho, a exceção do que se pode conseguir num Zafira ou num Mercedes Classe A grande.

Outros monovolumes que têm sete bancos de serie ou opcionalmente são o Mercedes Vaneo (4.192mm), o Opel Zafira (4.317 mm),o Mazda Premacy (4.340 mm) e o VW Touran (4.391 mm), todos eles mais curtos que o Grand Scénic.

A visibilidade deve ser igual à de um Scénic normal, porque o vidro traseiro não é maior, o que aumentou de tamanho o terceiro vidro (janela) lateral, que fica entre a porta traseira e o vidro traseiro.

A gama de motores a gasolina se diferencia do da Scénic normal já que não pode levar a versão 1.4 de 98 cv. Mas pode ter um 4 cilindros de 2 litros de cilindrada com turbocompressor, que chega a 163 cv. É o mesmo motor que equipa outros Renault, como o Laguna. Os outros motores a gasolina são 1.6 de 113 cv e 2.0 de 134 cv e 1.5 e 1.9 (diesel).

Dependendo da configuração, o câmbio poderá ser manual ou automático. Mais uma opção para o motorista será a escolha entre dois tamanhos de rodas: aro 16 com pneus 205/60 ou aro 17 com pneus 205/55. A novidade chega ao mercado europeu no primeiro trimestre do ano que vem para entrar na “briga” com a concorrente Opel Zafira.