No Wörthersee 2007, evento de peças e acessórios encerrado domingo último na Áustria, uma das atrações da Volkswagen foi o "concept-car" Golf GTI W12 650. Para os aficionados por Golf e por carros tunados, um "concept" de "dar água na boca".
O Golf GTI W12 650 "concept" é a versão suprema do consagrado e desejado Gran Turismo International (GTI). Um Golf com desempenho de Fórmula 1. Sua dianteira é marcada pela grande entrada de ar, de ponta a ponta do pára-choque. Logo acima, uma pequena faixa com o logotipo VW e o emblema GTI. Nas laterais, chamam a atenção o vinco acentuado logo abaixo da maçaneta, e as entradas de ar na parte inferior da porta. Assim como as rodas com desenho exclusivo. Na traseira, uma bela grade com duas saídas de escape.
Mais baixo e mais largo que o GTI normal, o GTI W12 apresenta algumas modificações nas laterais, como várias entradas de ar para alimentar e refrigerar o motor de 12 cilindros. As portas, o capô e os faróis são originais, mas foi acrescentado um grande "spoiler" para aumentar a aderência ao solo. O teto também foi redesenhado para agir como um difusor, conduzindo o fluxo de ar em alta velocidade para um pequeno aerofólio na parte traseira.
Toda a esportividade do modelo não eliminou um interior luxuoso, com banco forrado em Alcântara e detalhes caprichados. Para lembrar mais um carro de corrida, os extintores foram posicionados no porta-luvas e a parte interior das portas perdeu o estofamento, deixando aparentes os mecanismos dos trincos e comando dos vidros.
Diferentemente do GTI padrão, ele tem um motor de 6.0 litros biturbo de 12 cilindros que desenvolve 650 cavalos, colocado entre eixos, atrás do piloto. Com essa motorização e câmbio automático de seis velocidades atinge a velocidade máxima de 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
As rodas gigantescas exigiram a fabricação de pneus especiais. O maior desafio para os engenheiros foi suprir todo o ar necessário para o motor e garantir a aderência traseira sem perder a identidade do carro. A Volkswagen mostrou na Áustria o Golf mais potente da história.


