Goldwing: moto verdadeiramente estradeira

Ela é um exagero. E por que não dizer a materialização do sonho da maioria dos motoqueiros que gostam de se esbaldar numa estrada? Afinal, com seu imenso motor de 1800 cc de cilindrada, a Honda GL 1800 Goldwing é o que se pode chamar de estradeira por excelência.

A seu favor essa moto tem o conforto sem igual, o desempenho do poderoso motor e a melhor proteção aerodinâmica disponível numa estrada, mas infelizmente seu preço tornou-se seu pior pesadelo. Ela custa na Europa mais que muitos carros do segmento médio-grande, inclusive, e atualmente pode-se dizer que poucos podem se dar ao luxo de ter uma moto dessas na garagem.

Seu motor exibe seis cilindros do tipo “boxer”, mais utilizado em automóveis que em motocicletas, e a Goldwing tem o requinte de possuir equipamentos raramente vistos até mesmo em automóveis, como rastreador via satélite e um eficiente equipamento de CD-player.

Confortável e segura

Se você quer uma moto confortável para pegar a estrada, como se você estivesse a bordo de um automóvel médio-grande, não há como não se lembrar da Honda Goldwing. Isso porque o motor é supersilencioso em qualquer regime de rotação, ao contrário do que ocorre com algumas de suas rivais. Essa moto conta com “overdrive”, que possibilita maior economia de combustível e um prazer ainda maior de guiá-la em razão de maior torque em regimes mais altos. Além disso, a Goldwing chega a ser tão confortável e veloz que a Honda resolveu equipá-la com controlador eletrônico de velocidade, limitando sua velocidade máxima a 250 km/hora.

A moto é superpesada, 360 quilos a seco, e este talvez seja um de seus maiores inconvenientes. Ela tem 118 cv de potência máxima e muito torque (167 Nm), bem aproveitado em qualquer rotação. A suspensão conta com sistema monoamortecimento e é do tipo progressivo ProLink.

Quanto à segurança, ela conta com sistema de freios supereficientes, inclusive com dispositivo antiblocante ABS, o que permite freadas sem travamento de rodas. O freio dianteiro conta com dois discos de 296 mm e na traseira um de 316 mm. O tanque de combustível é imenso, levando mais combustível do que muitos automóveis modernos. E sua autonomia chega a ultrapassar os mil quilômetros.

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