Enquanto o novo Gol não chega, a VW introduziu algumas modificações no modelo atual, que agora passa a ser 2009. Pouca coisa muda do lado estético, mas houve uma importante evolução nos motores oferecidos, tanto o 1.0 como o 1.6.
A versão Trend, a mais vendida do modelo, com cerca de 50% de preferência dos compradores, ganhou bancos com novos tecidos, extensão do console central, moldura do painel central e botão da alavanca do freio de estacionamento na cor cinza Satin, lanternas traseiras escurecidas e revestimento de carpete para o porta-malas.
Como opcional há o módulo Trend Sound, que inclui o novo rádio MP3 Player com entrada para cartão de memória do tipo SD-Card e para dispositivos USB – sem mecanismo de CD Player.
Tanto o motor 1.0 como o 1.6 passaram por substanciais modificações com o objetivo principal de elevar o toque disponível em baixa rotação, sem prejuízo da potência máxima. Uma da mudanças ocorreu no filtro de ar, que foi redesenhado e agora possibilita melhor enchimento do motor. Outra modificação foi feita no coletor de admissão, com alterações no comprimento dos dutos e no volume e a geometria das câmaras internas.
O motor VHT 1.0 também ganhou novos pistões mais leves e compactos. Além da geometria dos pistões, foram introduzidos anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas, que juntos proporcionam menor atrito com os cilindros. Mas a palavra final será do consumidor.